Ponta Delgada assina compromisso para adaptação e mitigação das alterações climáticas nos serviços de águas

Ponta Delgada assina compromisso para adaptação e mitigação das   alterações climáticas nos servi...
apda01
apda02
28 Outubro 2022

A Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD) assinou, esta sexta-feira, a Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas com a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), propondo-se a avançar com medidas no setor das águas municipalizadas, das quais se destacam “a melhoria da eficiência energética e hídrica” e “o reforço de campanhas de sensibilização junto da população do concelho”.

Os compromissos foram assumidos pelo Vice-Presidente do Município, Pedro Furtado, na sessão pública de assinatura do documento que decorreu no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, em Ponta Delgada, juntando vários outros municípios e entidades gestoras da Região que também subscreveram a declaração ambiental.

“Este compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas que subscrevemos consagra todas as evidências das medidas de sustentabilidade adotadas pelo município passado, reconhece por outro lado o nosso presente patamar de boa gestão dos recursos e compromete-nos, no futuro, a sermos cada vez mais eficientes e, ao fim ao cabo, a realizarmos e cumprirmos a nossa missão primordial: a de deixarmos para a gerações futuras um legado de que nos possamos orgulhar”, referiu o autarca após a assinatura da declaração, que segue os objetivos definidos pelas estratégias nacionais e europeias ao nível da implementação de medidas para garantir a boa gestão de recursos hídricos e energéticos diante do atual cenário de alterações climáticas.

“Apesar de termos as nossas necessidades de abastecimento de água devidamente acauteladas, não podemos ser displicentes na sua utilização supérflua sob pena de nos confrontarmos com a sua escassez no futuro”, disse, lembrando a política de sustentabilidade ambiental, social e económica seguida pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Ponta Delgada.

“Nos Serviços Municipalizados há muito que a sustentabilidade é um tema central na nossa estratégia, por isso, a nossa missão é clara ao definir que trabalhamos para criar valor sustentável a longo prazo, para os nossos clientes e consumidores, colaboradores e sociedade envolvente”, vincou Pedro Furtado, também Presidente do Conselho de Administração dos SMAS.

Em declarações aos órgãos de comunicação social presentes, Pedro Furtado deu nota de que a autarquia regista 13 por cento de perdas ao longo da rede de água “que decorrem fundamentalmente de roturas, derrames, utilização fraudulenta, bocas de incêndio e de rega e ligações clandestinas” e indicou que a CMPD prosseguirá com “ações de sensibilização” para a poupança e uso eficiente da água junto da comunidade.

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas assume-se como uma entidade que representa e defende os interesses dos agentes responsáveis pelos sistemas de abastecimento de água e águas residuais e de todos os demais intervenientes neste domínio.

O sistema de abastecimento de água ao concelho de Ponta Delgada abarca 18 zonas de abastecimento em baixa e 1 ponto de entrega de água em alta ao concelho da Lagoa.

Atualmente, os SMAS possuem 61 reservatórios de acumulação e regularização da água captada, com uma capacidade de reserva total de 48 790 m3.