Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Centro Municipal de Cultura acolhe exposição “Atlântida”

Centro Municipal de Cultura acolhe exposição “Atlântida”
26 Outubro 2022

O Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada irá acolher a exposição do Coletivo 18, representado pelas artistas Isabel Silva Melo e Kuul Portugal, intitulada "Atlântida”.
Esta exposição, que apresenta uma mostra de 22 esculturas em papel e em cerâmica, será inaugurada a 3 de novembro, pelas 17h00, e ficará patente na Sala do Forno deste espaço municipal de 4 de novembro a 2 de dezembro de 2022.
O Coletivo 18 é uma estrutura destinada a dar suporte a grupos de criadores, com o objetivo principal de dignificar o artesanato português, apresentando propostas conjuntas e novos caminhos para o artesanato tradicional e contemporâneo.
Este grupo já expôs no Palácio Episcopal do Porto, Palácio Nacional de Mafra, Museu da Misericórdia do Porto, no Museu Carlos Machado e este ano vai estar no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada .
Quanto às artistas, Isabel silva Melo é licenciada em Artes Plásticas, com uma pós graduação em Design do produto de Joalharia e elabora esculturas em cerâmica que desafiam a matéria.
Uma formação de Cerâmica no Museu Carlos Machado despertou-lhe o gosto por esta vertente e é na pintura e na ilha que encontra inspiração para as suas peças.
Neste sentido, o fogo, a cor e os elementos vão estar presentes nesta exposição que reflete a abordagem contemporânea da ceramista, que já foi premiada diversas vezes a nível nacional.
Quanto a Kuul Portugal (Sacha Vorontsova), esta elabora esculturas de papel que impressionam pela minúcia do detalhe. A autora tem ascendência judaica oriunda da região da Guarda, nasceu em Istambul, na Turquia, e teve o seu reencontro com o artesanato português no Minho, onde vive atualmente. A sua obra busca inspiração na arte sacra de cariz popular português como os presépios, oratórios, entre outros.
Sacha Vorontsova é hoje uma das mais conceituadas artistas na arte de moldar o papel e foi buscar a sua técnica à tradição do Teatro de marionetas, já que é formada em teatro.