Pedro Nascimento Cabral enaltece os trabalhos premiados do concurso fotográfico “A Nossa Natureza é Humana”

25 Outubro 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada atribuiu, esta segunda-feira, os prémios para melhor fotografia do concurso “A Nossa Natureza é Humana”. Este foi um projeto que surgiu da parceria entre a candidatura Ponta Delgada - Azores 2027 ao título de Capital Europeia da Cultura e a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores.

O concurso teve como objetivo eleger 20 fotografias para integrar o dossiê da segunda fase de candidatura, que será entregue ao júri europeu. Pedro Nascimento Cabral não escondeu o seu orgulho e gratidão, afirmando que “a partir de hoje, todos vocês serão uma parte integrante da nossa candidatura ao terem as vossas fotografias no bid book. Agradeço-vos não só pelo vosso empenho e participação mas também pela vossa arte, que não está ao alcance de qualquer um. Não tenho dúvidas de que o vosso trabalho vai elevar a nossa candidatura a patamares de excelência.”

Este foi um projeto, que mais uma vez procurou envolver a comunidade “com o intuito de ouvir e acolher as mais variadas visões. Este é um projeto de Ponta Delgada e dos Açores”, reforça Pedro Nascimento Cabral.

Estiveram a concurso cerca de 150 fotografias de 45 fotógrafos, um número que superou todas as expetativas. “Foram imensas as abordagem ao tema. Foram longos meses de trabalho, mas estamos muito satisfeitos com os resultados. Foi interessante ver as diferentes perspetivas sobre o slogan da nossa candidatura. A nossa premissa de envolver as pessoas, foi mais uma vez cumprida. Fiquem atentos porque mais projetos virão” reforça Rita Serra e Silva, Coordenadora do Desenvolvimento de Públicos e Participação do Azores 2027.

As 20 fotografias selecionadas, incluindo as 3 premiadas, vão estar em exposição nas ruas José D’Almeida, Hintze Ribeiro e Manuel Inácio Correia.

A candidatura de Ponta Delgada ao título de Capital Europeia da Cultura vai ser defendida no próximo dia 6 de dezembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O resultado final é conhecido no dia seguinte.

Ponta Delgada, é uma das quatro cidades finalistas para se tornar Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Aveiro, Braga e Évora.