Câmara reúne com entidades no âmbito da elaboração do Plano de Mobilidade Sustentável de Ponta Delgada

21 Outubro 2022

A Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD) reuniu, esta sexta-feira, com várias entidades afetas às áreas de mobilidade e dos transportes, no âmbito do desenvolvimento do Plano de Mobilidade Sustentável para o concelho de Ponta Delgada, que se encontra em fase de auscultação, recolha de informação e de diagnóstico.

A reunião decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e, contando com a participação de representantes do Governo dos Açores, da ANA Aeroportos, da Portos dos Açores e da Polícia de Segurança Pública (PSP), iniciou-se com uma apresentação por parte da empresa de consultoria Figueira de Sousa – Planeamento de Transportes e Mobilidade do conjunto de ações que estão em curso nesta que é a primeira de quatro fases da elaboração do Plano de Mobilidade Sustentável.

“As alterações ao nível da mobilidade e dos transportes contempladas no plano estarão a abranger e a impactar positivamente todo o concelho, pelo que, para além deste encontro de hoje com os ‘stakeholders’, já reunimos com as nossas Juntas de Freguesia em audiências exclusivamente dedicadas ao tema”, referiu o Vereador Marco Resendes à saída da reunião, esclarecendo que “trabalho de campo” está a ser desenvolvido pela empresa de consultoria em articulação com a autarquia.

“Nesta fase 1, a Figueira de Sousa já efetuou inquéritos junto de turistas no aeroporto João Paulo II e avançou para a realização de inquéritos presenciais, online e por via telefónica à população residente, com o objetivo de recolher informações sobre mobilidade no concelho ” começou por indicar o autarca.

Além disso, acrescentou, “decorre um reconhecimento da oferta e procura de estacionamento na via pública, um levantamento das condições de mobilidade pedonal, bem com uma avaliação qualitativa das condições de intermodalidade do município”.

Entretanto, o Vereador fez um “balanço extremamente positivo” das reuniões de quinta e sexta-feira, que visaram tomar em linha de conta as apreciações prévias das entidades convidadas e, nesse seguimento, identificar problemas de resolução prioritária que devem ser atendidos no processo de elaboração do plano.

Recorde-se que o Plano de Mobilidade Sustentável (PMS) pretende ser um documento orientador e estratégico daquela que será a atuação do município no domínio da mobilidade e transportes ao longo dos próximos anos.

Desenvolvido numa estreita colaboração entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Figueira de Sousa – Planeamento de Transporte e Mobilidade, o plano tem por objetivo maior promover padrões de mobilidade mais sustentáveis, contribuir para as metas de descarbonização e garantir um espaço público mais atrativo para residentes e visitantes da cidade de Ponta Delgada.

“Trata-se de uma estratégia que defende a implementação de um sistema intermodal baseado nos transportes públicos, deslocação pedonal e locomoção por meios alternativos, que não descura a sua compatibilização com os transportes interurbanos”, sumarizou o Vereador Marco Resendes, que, do elenco camarário, tem à responsabilidade os pelouros da Mobilidade e Trânsito.

“É imperativo devolver o espaço público às pessoas, tornando a cidade verdadeiramente acessível a todos, possibilitando o acesso rápido e eficiente entre o local onde habitamos, o local onde trabalhamos ou estudamos, ao comércio e aos serviços”, asseverou ainda o autarca.

As próximas três fases de elaboração do plano compreendem a definição de objetivos estratégicos e operacionais, a formulação e avaliação de propostas e, por último, a implementação do plano de ação.

A Figueira de Sousa – Planeamento de Transportes e Mobilidade, refira-se, é uma empresa de consultoria vocacionada para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis no domínio dos transportes (aéreos, marítimos e terrestres) e mobilidade.

Por entre os projetos e estudos já concluídos pela empresa, destaque para a implementação de transporte flexível no Algarve, de um projeto-piloto de um sistema de bicicletas partilhadas em Faro, bem como do Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável da Região Autónoma da Madeira.