Vice-Presidente do Município destaca “potencial de valorização dos produtos regionais” da feira ‘Sardinia meets Azores’

20 Outubro 2022

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada destacou, esta quarta-feira, o “potencial de valorização dos produtos regionais” que o evento ‘Azores meets Sardinia – Feira de Produtos Locais’ representa para todos os intervenientes.

“É com grande satisfação que Ponta Delgada acolhe e apoia a realização desta feira que, entre os próximos dias 21 e 22 de outubro, reunirá 80 stands com produtos da Itália e dos Açores, no Pavilhão do Mar. Faço votos que o potencial de valorização dos produtos regionais desta iniciativa possa ser aproveitado por todos e que dela nasçam novas relações e oportunidades comerciais”, disse o autarca.

O autarca falava na recepção de boas-vindas aos participantes do evento que teve lugar no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, ocasião que usou para também enaltecer o trabalho dos Grupos de Ação Local (GAL) na economia de territórios arquipelágicos e insulares, como é o caso dos Açores e da Sardenha.

“Os Grupos de Ação Local são fundamentais para o desenvolvimento dos espaços rurais, da economia local e, acima de tudo, ao nível das implementação de medidas com vista a assegurar a criação de empregos, a fixação da população e, portanto, a coesão territorial”, afirmou Pedro Furtado, também presidente da Associação Regional para o Desenvolvimento (ARDE).

O ‘Azores meets Sardinia – Feira de Produtos Locais’ é um evento inserido no projeto de cooperação transnacional ‘Reducing the Distance’ que tem por objetivo maior promover a proximidade entre os produtores e comerciais de Portugal e de Itália através das ações promocionais nos territórios envolvidos.

A iniciativa é co-organizada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e pela ARDE em estreita articulação com o CADA - Centro de Artesanato e Design dos Açores e a AJAV - Associação de Juventude Aprender a Viver.

A feira ‘Sardinia Meets Azores’ pode ser visitada esta sexta-feira e no sábado, entre as 16h00 e as 22h00, sem quaisquer custos associados.