CMPD dá as boas-vindas a estudantes do programa Erasmus +

erasmus04
erasmus05
20 Outubro 2022

O Vereador Sérgio Rezendes da Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD) deu, esta quarta-feira, as boas-vindas a 28 estudantes da Turquia, Espanha, Itália e Hungria que se encontram de visita à ilha de São Miguel no âmbito do programa de mobilidade Erasmus +.

“Sintam-se bem-vindos a Ponta Delgada, a maior cidade dos Açores. Espero que desfrutem da vossa estada na ilha de São Miguel, tirando o melhor proveito deste programa intercultural em que estão a participar”, começou por dizer o autarca na receção de boas-vindas que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A ocasião acabou por abrir espaço a uma pequena aula de História conduzida pelo próprio Vereador da CMPD, dando a conhecer momentos-chave da História dos Açores e de Ponta Delgada, caso do povoamento, das Descobertas portuguesas, das campanhas de autonomia administrativa, da profundidade atlântica que o arquipélago oferece a Portugal, e destacando o carácter de proximidade, identidade e solidariedade entre a população das nove ilhas açorianas, nomeadamente em contextos de crise.

“Os Açores sempre assumiram uma posição geoestratégica preeminente no Atlântico ao longo dos seus 600 anos, independentemente dos mapas políticos, comerciais ou bélicos que marcaram esta zona do oceano. Ainda hoje, a nossa dimensão atlântica demarca a primeira ou última linha de defesa dos Estados Unidos da América e comercialmente, o relevante papel do nosso mar e céu nas acessibilidades entre três continentes: Europa, América e África do Norte, para além de central à importante via comercial que é o Atlântico Norte e no acesso ao Mar Mediterrâneo” complementou o Vereador Sérgio Rezendes, doutorado em História Insular e Atlântica (séculos XV-XX) pela Universidade dos Açores e atualmente responsável pelo pelouros da Cultura, Educação e História dos Açores na Câmara Municipal de Ponta Delgada.

O Erasmus + é um programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. Tal como pode ser lido no sítio online da Comissão Europeia, o programa 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática.