Delegado da ANAFRE na Madeira elogia “modelo de relacionamento financeiro da Câmara de Ponta Delgada com as suas freguesias”

anafre08
anafre06
19 Outubro 2022

O coordenador da Delegação Regional da Madeira da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) elogiou, esta segunda-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, “o modelo de relacionamento financeiro da Câmara de Ponta Delgada com as suas freguesias”.

Celso Bettencourt, que falava durante um encontro institucional realizado no âmbito da Cimeira Insular da ANAFRE, salientou o critério de “proximidade, justo e equitativo” que define a relação administrativa da autarquia com as 24 Juntas de Freguesia, uma política de “referência” que admitiu levar de Ponta Delgada com a ambição de vê-la replicada na Região Autónoma da Madeira.

O delegado da ANAFRE na Madeira foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD), Pedro Nascimento Cabral, num encontro que contou com a igual presença do coordenador da Delegação Regional dos Açores da ANAFRE, Manuel António Soares.

Na ocasião, Manuel António Soares agradeceu a prontidão do Presidente do Município para receber a comitiva madeirense e não só destacou o “espírito colaborativo da autarquia”, como também referenciou “o excelente modelo de contratos interadministrativos" de delegação de competências, que, este ano, irá garantir a transferência de um total de 1,9 milhões de euros para as 24 freguesias do concelho.

Já o Presidente da CMPD afirmou ser “um privilégio para Ponta Delgada acolher a primeira edição da Cimeira Insular da ANAFRE” e defendeu um estreitar dos laços entre os arquipélagos dos Açores e Madeira, “cujas relações vão além das institucionais”.

“Juntos seremos mais fortes, reivindicativos, fortes, em resposta a uma República que ainda hoje não percebeu importância de ter umas regiões como os Açores e a Madeira a meio do Atlântico Norte", asseverou Pedro Nascimento Cabral.

A primeira vida da Cimeira Insular da ANAFRE decorreu no passado dia 15 de outubro, na cidade de Ponta Delgada, e a próxima edição do evento terá lugar na Madeira.