Câmara Municipal de Ponta Delgada apoia criação de mercearia comunitária

19 Outubro 2022

A Vereadora Cristina do Canto Tavares marcou presença, esta segunda-feira, na inauguração da ‘Mercearia Solidária e Comunitária’ do bairro de Santo António, no Livramento.

O projeto foi desenvolvido pela associação Solideriad’Arte e, em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, conseguiram criar um espaço livre de preconceitos para todos aqueles que querem adquirir bens essenciais a preços acessíveis.

“É uma boa ajuda para o ano que aí vem. Fiquei satisfeita por perceber que esta mercearia vai permitir a compra e o acesso rápido a produtos de primeira necessidade, mas também proporcionar a criação de refeições saudáveis com a secção de frescos. Sabemos que isto não é um solução mágica, mas é um bom princípio”, destaca a Vereadora do Desenvolvimento Social.

Para além dos preços praticados serem abaixo da média, esta mercearia dá também a possibilidade de o pagamento ser feito em géneros, ou seja, trocando um bem ou um alimento por outro, criando assim um conceito de economia circular e solidária. Apenas os moradores do bairro de Santo António têm acesso aos produtos disponíveis neste espaço.

A ‘Casa dos Manais’ teve também um papel fundamental na criação deste espaço ao pintar todo os seu interior e contribuir com várias peças de artesanato para venda.

A autarca acredita que “este projeto tem todas as características necessárias para ser um exemplo de sucesso e, quem sabe, poderemos vir a replicar este modelo noutras freguesias com as mesmas dinâmicas sociais. A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai continuar ao lado de instituições como a Solidaried’Arte que são a prova viva de que é possível criar respostas práticas a problemas das pessoas.

Todo o dinheiro faturado vai ser utilizado para manter o stock de produtos na mercearia. São aceites todo o tipo de donativos, por parte de qualquer pessoa ou entidade disposta a ajudar.

A Solidaried’Arte é uma associação de solidariedade social que procura a integração social através da arte e da cultura, mas também a mobilização de recursos entre os cidadãos de forma a permitir igualdade de oportunidades.