Ponta Delgada acolhe Sardinia meets Azores – Feira de Produtos Locais nos dias 21 e 22 de outubro

17 Outubro 2022

Ponta Delgada acolhe nos dias 21 e 22 de outubro o Sardinia meets Azores – Feira de Produtos Locais.
Um evento inserido no projeto de cooperação transnacional “Reducing the Distance”, que visa promover e valorizar o território de intervenção e dos seus recursos endógenos; estreitar laços de confiança entre as entidades parceiras do projeto e os produtores locais e entre produtores com vista à criação de relações comerciais e de apoio promovendo a proximidade entre estes autores locais; reforçar e divulgar a identidade rural dos territórios envolvidos; e reforçar os contactos e partilha de experiências entre os produtores nacionais, mas também entre estes e os produtores estrangeiros de forma a promover a proximidade entre os produtores e comerciais de Portugal e de Itália através das ações promocionais nos territórios envolvidos.
O evento, organizado em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, o CADA - Centro de Artesanato e Design dos Açores e a AJAV - Associação de Juventude Aprender a Viver, foi apresentado esta tarde em Conferência de Imprensa.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e Presidente da ARDE- Associação Regional para o Desenvolvimento, Pedro Furtado, na ocasião, destacou que “este tipo de eventos é importante para a divulgação de Ponta Delgada e dos Açores, e do seu património natural, cultural e histórico, e para o reforço da nossa notoriedade enquanto destino turístico”, bem como para “a promoção do desenvolvimento rural e das empresas de pequena e média dimensão”.
O evento vai permitir promover intercâmbios de experiências e boas práticas; promover os territórios envolvidos; valorizar a cultura identitária; valorizar e rentabilizar os recursos endógenos; e promover os produtos locais, detalhou o autarca.
A Presidente da GRATER, que representa as ilhas Graciosa e Terceira, Paula Sousa, destacou a importância deste certame para o posicionamento dos produtos regionais a nível nacional e internacional, e para o reforço das ligações entre o meio rural e o citadino.
O Sardinia meets Azores – Feira de Produtos Locais, de entrada livre, vai decorrer nos dias 21 e 22 de outubro, no Pavilhão das Portas do Mar, entre as 16h00 e as 23h00. A inauguração está marcada para as 15h00 de sexta-feira, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, dos presidente da ARDE, da ADELIAÇOR e da GRATER, do Secretário Regional da Agricultura e da Diretora Regional do Desenvolvimento Rural.
Estima-se a participação de 100 produtores/empresas/agentes culturais italianos e açorianos, distribuídos por 87 stands. Em termos de programa, está previsto showcooking/degustações e animação cultural.
A receção aos participantes está agendada para quarta-feira, 19 de outubro, no Coliseu Micaelense.
Recorde-se que através da implementação de ações comuns as Associações de Desenvolvimento Local pretendem valorizar o conceito de mercado rural, simultaneamente genuíno como manda a tradição e moderno como exige a sociedade contemporânea, enriquecendo a estrutura social urbana.
As associações de desenvolvimento local envolvidas no projeto de cooperação transnacional “Reducing the Distance” – ARDE, ADELIAÇOR e GRATER – assumem um papel aglutinador e incentivador do trabalho em rede e de fomento dos circuitos de abastecimento curtos, através da cooperação da Abordagem LEADER e  apresentam-se como uma peça fundamental no estímulo de intercâmbios de ideias e produtos, promovendo os territórios, criando sinergias e potenciando as redes de trocas de produtos e informações sobre os produtos.