Festa Branca Sénior regressa em força ao Coliseu Micaelense

12 Outubro 2022

Cerca de 650 idosos marcaram presença na Festa Branca Sénior que teve lugar, esta quarta-feira, no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada.

O evento foi promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e contou com a presença do Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, que se mostrou satisfeito com os momentos de convívio e animação vividos na maior sala de espetáculos dos Açores.

“Dá-me uma imensa alegria poder estar aqui depois de dois anos de pandemia e ver a felicidade dos nossos seniores com o regresso desta festa. A Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada foi uma peça fundamental na congregação e articulação deste evento, mas, sem o contributo das associações, Juntas de Freguesia e animadores, nada disto seria possível. Um muito obrigada a todos os que ajudaram”, enfatizou o autarca.

Também presente na ocasião, a Vereadora Cristina Canto Tavares destacou a importância deste tipo de eventos no dia-a-dia dos idosos e não quis deixar de sublinhar o exemplo de vivacidade e dinamismo dado pelos mesmos.

“Os nossos idosos são uma prioridade. Preocupamo-nos não só com o seu bem estar físico, mas também com o seu bem-estar mental. Depois de tanto tempo sem convívios ou qualquer tipo de interação social é muito importante esta retoma. Estar aqui e ver a maneira como dão vida ao Coliseu Micaelense é uma inspiração”, disse a autarca.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Ponta Delgada está, neste momento, a preparar o Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo, que se pretende constituir como um instrumento estratégico dirigido à população sénior e idosa, onde é definida a estratégia de intervenção a desenvolver numa lógica de promoção de uma cidadania plena e de uma sociedade inclusiva.

As medidas estratégicas constantes no plano serão aplicadas até 2026 e irão juntar-se às várias respostas já disponíveis em Ponta Delgada no domínio do envelhecimento, como são exemplo os 23 centros de convívio existentes, ou as medidas ‘Exercício e Saúde na 3ª idade’, ‘Idosos Ativos’, cartão PDL Senior e o Taxi 65.