Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Primeira edição dos “Encontros Literários” junta as sete artes no Campo de São Francisco

Primeira edição dos “Encontros Literários” junta as sete artes no Campo de São Francisco
imagem_cavalete___encontros_literarios_de_ponta_delgada__90x115cm_
07 Outubro 2022

A partir de hoje e até domingo, o Campo de São Francisco dará lugar à primeira edição dos Encontros Literários, uma iniciativa que terá o enfoque colocado na literatura, mas estará igualmente a contemplar momentos de dança, música, cinema, pintura, escultura e arquitetura.

O evento é promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e, pretendendo homenagear a escritora Alice Moderno, desenvolve-se em parceria com a livraria Letras Lavadas, com o Atelier – Martim Cymbron e com a produtora Palco de Ilusões.

“Nós teremos as sete correntes artísticas representadas na tenda instalada no Campo de São Francisco, embora a literatura assuma um papel de protagonismo durante os três dias da iniciativa”, faz saber o Vereador da CMPD, Sérgio Rezendes, dando nota de que “as tardes serão tendencialmente juvenis”, havendo também “pula-pulas disponíveis para os mais novos”.

Como tal, hoje, o evento arranca com a exibição da curta-metragem ‘História dos Açores’ de Victor Rosas e Victor Descalzo (14h30), havendo depois lugar à Hora do Conto Infantil levada a efeito pela livraria Letras Lavadas (15h00), à sessão performativa e de pintura ‘Arte Viva’ por parte de Martim Cymbron e Andreia Sousa (16h00) e ao concerto de saxofone de Luís Senra (17h00).

Posteriormente, e ainda esta sexta-feira, haverá lugar a uma mesa redonda subordinada ao tema “Proposta de um Roteiro de Arquitetura nos Açores” (18h00), a uma outra dedicada às artes plásticas e a contar com a participação de Syrius e João Amado (18h40), a um espetáculo de kizomba, ritmos africanos e afrodance, ao momento de literatura intitulado ‘Relembrar Alice Moderno’ protagonizado por Teófilo Braga e Vitória Raposo (20h00), à conversa sobre o livro de correspondência entre José do Canto e Joaquim Araújo (20h30), assim como à exibição do filme ‘Passagem das Horas’, de Nelson Cabral e Francisco Cabral (21h30) .

Amanhã, a programação terá início com um momento musical proporcionado pelo projeto Azorean Strings (14h30), seguindo-se depois a sessão de literatura ‘Hora do Conto com a Boneca de Trapos’ (15h00), a performance ‘Arte Viva’ promovida por Martim Cymbron, Carlos Pins e Sara Rocha Silva (16h00), o apontamento literário de Cristina Farias ‘A Menina que Dançou com as Ondas’ (17h00) e a sessão de autógrafos com Scott Edward Andersen (18h00).

Ainda no sábado, haverá lugar à atuação do Grupo Folclórico Passos de Bruma (18h30), a um espetáculo de freestyle (19h30), ao concerto de Rafael Carvalho (20h00), ao momento de literatura ‘Relembrar Alice Moderno’, desta feita, conduzido por Isolina Reis e Joana Couto (21h00) e à projeção do documentário "Ida nebe fa'an pulsa", de Francisco Rosas e de Ricardo Dias (21h30).

No domingo, a programação dos Encontros Literários contemplará uma atuação do Grupo Folclórico Ilha Verde (14h30), a apresentação dos livros de Ana Paula Leite (15h00), um momento a assinalar os 15 anos da Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (15h45), o espetáculo de dança hiphop, breaking e freestyle do Grupo "Soul Stealers" (16h30) e o concerto do acordeonista Mirco Lieber (17h00).

Ao final do dia, destaque ainda para a sessão de literatura em torno do livro “Vidas: Mulheres açorianas ” da autoria de Ângela Brum e Ana Costa (17h50), para a conversa sobre escultura com Catarina Alves, Filipe Franco e Susana Aleixo Lopes (18h30), assim como para a exibição da longa-metragem ‘Livreiro de Santiago’, realizada por Zeca Medeiros (19h30).

O evento contempla ainda uma exposição permanenente durante os três dias da autoria do coletivo de artistas Andreia Sousa. Lua Perello, Martim Cymbron, Sara Rocha Silva, Vasco Cordeiro e Carlos Pins.

Sucedendo-se à Mostra de Animais de Quinta que decorreu no passado domingo no Campo de São Francisco, esta primeira edição dos Encontros Literários assume-se “como o ponto de partida de uma animação que o atual executivo estará a promover com maior intensidade nesta era outonal” e naquela praça histórica de Ponta Delgada, adiantou o Vereador Sérgio Rezendes, que, do elenco camarário, tem à sua responsabilidade o pelouro da Cultura.

O evento foi especialmente pensado para as famílias e a entrada é livre.