“Memórias de um Brinquedo” em seis freguesias de Ponta Delgada

04 Outubro 2022

A exposição “Memórias de um Brinquedo” de Álvaro Vitorino irá percorrer seis freguesias rurais do Concelho de Ponta Delgada, proporcionando a todos uma verdadeira viagem no tempo.
Mais de 80 % dos brinquedos presentes nesta exposição são de origem portuguesa e por isso é possível apreciar para além do óbvio, percebendo a evolução dos mesmos, através das suas várias fases e materiais, da lata ao plástico, da massa ao ferro.
No fundo, esta exposição irá dar a conhecer e/ou despertar recordações das infâncias vividas desde os anos 40 até aos anos 90, levando a público uma coleção particular de brinquedos que marcaram várias décadas.
Neste sentido, seguindo uma política de descentralização da cultura, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, através do Centro Municipal de Cultura, irá levar esta mostra: à Junta de Freguesia das Sete Cidades, de 12 de outubro a 9 de novembro de 2022; ao Centro Cultural de Santo António, de 19 de outubro a 18 de novembro de 2022; ao Centro Cultural de Fenais da Luz, de 30 de novembro a 30 de dezembro de 2022; à Junta de Freguesia de Capelas, de 30 de novembro a 30 de dezembro de 2022; à Junta Freguesia da Ajuda da Bretanha, de 30 de novembro a 30 de dezembro de 2022 e à Junta de Freguesia dos Arrifes, de 15 de fevereiro a 15 de março de 2023.
Álvaro Nuno Carreiro da Mata Vitorino é o responsável por este vasto património, que resulta do seu gosto pelo colecionalismo. Colecionava um pouco de tudo, desde selos, moedas, calendários e revistas, a cromos e brinquedos.
Atualmente, possui mais de duas mil peças, e dentro destas, o carinho especial pelos jogos da majora que já chegam quase aos 1000 exemplares.