Câmara Municipal enaltece o papel da classe dos arquitetos na “valorização do concelho” de Ponta Delgada

04 Outubro 2022

O Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada Marco Resendes sublinhou, esta sexta-feira, o papel preponderante da classe dos arquitetos na valorização do edificado e património arquitetónico de Ponta Delgada.

“O Município de Ponta Delgada tem com a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitetos uma parceria que reconhece o seu contributo para a valorização da cidade e do nosso concelho”, frisou o autarca.

Marco Resendes falava numa cerimónia de homenagem organizada pela Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitetos que decorreu no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, assinalando igualmente o Dia Mundial da Arquitetura.

“No nosso entender, iniciativas como esta são uma forma de valorizar esta classe profissional, que merece dos poderes públicos e das várias instituições o devido respeito, por se constituir um parceiro ativo no desenvolvimento da planificação urbana”.

Na cerimónia desta segunda-feira, refira-se, a Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitetos homenageou os arquitetos António Eduardo Soares de Sousa, Carlos António de Freitas Garcia, Francisco Gomes de Menezes e Jorge Manuel Morais Kol de Carvalho.

“Os homenageados marcam uma geração que se assumiu como transformadora do modo como a arquitetura era vista num passado recente. Marcam uma geração que contribuiu para recolocar esta atividade profissional - antes vista como um luxo da planificação urbana - num lugar de destaque no pensar sistemático das cidades e centros urbanos”, enfatizou Marco Resendes, que, do elenco camarário, tem à sua responsabilidade o pelouro do Planeamento Urbanístico.

A sessão de homenagem e as comemorações do Dia Mundial da Arquitetura no Teatro Micaelense culminaram com um recital protagonizado pela pianista Nataliya Silva e pela violinista Nataliia Zhylkina, ambas professoras do
Conservatório Regional de Ponta Delgada.