Pedro Nascimento Cabral ao lado dos comerciantes do Mercado da Graça

29 Setembro 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, afirmou esta tarde que  “está ao lado dos comerciantes do Mercado da Graça e a desenvolver todos os esforços para concluir a obra de reabilitação do mercado municipal o mais rápido possível”.
“A nossa preocupação são os comerciantes do Mercado da Graça. Estamos profundamente solidários e estamos a trabalhar com todo o empenho para devolver o Mercado da Graça aos comerciantes”, reiterou o autarca, acrescentando que “o executivo vai continuar a desenvolver contactos permanentes com os comerciantes para avaliar o sucesso da implementação das medidas em curso, que visam minimizar o desconforto das atuais condições de trabalho”.
O Presidente, que falava na sequência da reunião da Assembleia Municipal, disse ainda que “há abertura para implementar outras medidas sugeridas pelos comerciantes, desde que sejam técnica e financeiramente viáveis”.
Recorde-se que Pedro Nascimento Cabral, a 16 de setembro, avançou que “estamos a efetuar todos os esforços para permitir a reabertura até 31 de agosto de 2023”.
Até lá, a Câmara Municipal está tomar algumas medidas para melhorar as condições para quem trabalha e visita o Mercado da Graça.
A autarquia procedeu à aquisição e já iniciou  a instalação de 44 ventoinhas de teto para melhorar a ventilação da zona onde se encontram os comerciantes de hortícolas e frutícolas, no piso-1 do Mercado da Graça.
Foi implementado um circuito de entrada pedonal, através do lado nascente do Mercado da Graça, para facilitar o acesso ao piso 0 do Mercado da Graça, onde se encontram as lojas de artesanato, peixaria e talhos. Será ainda substituída a rampa existente na entrada norte/poente.
A Câmara Municipal também procedeu à deslocação da máquina de recolha de embalagens não reutilizáveis de bebidas, que vai ser colocada no parque de estacionamento da Madruga.
Ao mesmo tempo, para promover a rotação do estacionamento existente nas antigas instalações da RTP/Açores, a Câmara Municipal está a desenvolver o processo para colocar um sistema de parquímetro.