29 Setembro 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, repudia veementemente as declarações proferidas por Maria José Duarte, ex-presidente da Assembleia Municipal de Ponta Delgada, no que diz respeito à forma “desrespeitosa e agressiva” que lhe imputa em reunião partidária realizada esta semana.
Com efeito, na reunião efetuada na sede do PSD, em Ponta Delgada, no dia 26 de setembro, Pedro Nascimento Cabral manifestou que, na sequência da declaração política apresentada por Maria José Duarte na última Assembleia Municipal extraordinária, em que a mesma se lhe dirigiu publicamente de forma insultuosa, não se encontravam reunidas as condições políticas necessárias para se realizar uma reunião preparatória da próxima Assembleia Municipal em que ambos participassem simultaneamente.
Neste sentido, o Presidente da Câmara, Pedro Nascimento Cabral, sugeriu que a reunião fosse concretizada em dois momentos, um deles presidido por Maria José Duarte e outro presidido por si próprio, sugestão esta que foi de imediato aceite pelos Deputados Municipais e Presidentes de Junta de Freguesia presentes.
Esta é a realidade dos factos. Em circunstância alguma, Pedro Nascimento Cabral assumiu uma conduta “desrespeitosa e agressiva” contra Maria José Duarte, como facilmente os que estavam presentes na dita reunião podem confirmar. Por isso, as declarações de Maria José Duarte são absolutamente falsas e difamatórias, certamente originadas pela sua responsabilidade política no processo de requalificação do Mercado da Graça, cujo pedido de fiscalização e auditoria foi solicitado ao Tribunal de Contas, Ministério Público do Tribunal de Contas e Inspeção Administrativa Regional, da Transparência e do Combate à Corrupção, o que foi efetuado no cumprimento de uma imposição legal.
Pedro Nascimento Cabral insiste que acima de quaisquer intrigas políticas e partidárias estarão sempre os superiores interesses dos munícipes de Ponta Delgada, que merecem o nosso maior respeito, dedicação e empenho na concretização dos projetos que dignificam a nossa cidade e concelho e a elevam para os níveis de excelência que desejamos.
Toda esta ação política está alinhada com os princípios basilares da nossa democracia, defendidos por Francisco Sá Carneiro. “A participação política tem sido sempre encarada por mim como um dever de cidadania, uma forma de servir a comunidade, a que me entrego livremente, colocando sempre os princípios e as causas acima dos interesses e jogos pessoais, princípios de que não abdico”.

Paços do Concelho, 29 de setembro de 2022