Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Pedro Nascimento Cabral defende “ação multidisciplinar que dignifique a obra de Gaspar Frutuoso”

Pedro Nascimento Cabral defende “ação multidisciplinar que dignifique a obra de Gaspar Frutuoso”
gaspar01
gaspar02
28 Setembro 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada defendeu, esta quarta-feira, ser necessário disseminar e dar maior relevância aos estudos já realizados sobre a obra de Gaspar Frutuoso, de forma a dignificar o seu legado e torná-lo mais acessível à comunidade açoriana.

“500 anos depois do nascimento do artífice da história dos Açores, importa fazer uma reflexão ampla para uma ação multidisciplinar que dignifique a obra de Gaspar Frutuoso, que dignifique o seu nome além da toponímia que está dispersa por esta cidade e por esta ilha”, advogou Pedro Nascimento Cabral na sessão comemorativa dos 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso que teve lugar no Lado Sul do Largo da Matriz, em Ponta Delgada.

“A obra de Gaspar Frutuoso é um legado que merece continuar a ser estudado, como tem vindo a ser nas últimas décadas - e bem - por curiosos, estudiosos e por docentes universitários”, sublinhou o autarca, considerando, porém, “fundamental que esses mesmos estudos tenham uma divulgação que ultrapasse as paredes das bibliotecas e das salas das elites, tornando-os acessíveis aos açorianos na linguagem e perceção do que a insularidade significa na antropologia, na geografia, na sociologia e na história do Atlântico”.

Num discurso em que revisitou uma passagem dedicada a Ponta Delgada no Livro Quarto de ‘Saudades da Terra’, o Presidente do Município não deixou de partilhar a convicção de que a obra de Gaspar Frutuoso “não é apenas uma obra histórica; é uma obra de amor aos Açores que harmoniza factos e literatura, numa visão filosófica de uma nova relação do homem com a natureza e das formas de interação social fruto dos acontecimentos que mudaram a página do conhecimento do mundo”.

Como tal, asseverou Pedro Nascimento Cabral, “é um dever do Município de Ponta Delgada evocar a memória, o legado do primeiro e mais valoroso filho da terra do seu tempo”, ou não se tratasse do “primeiro historiador açoriano da atlanticidade, do pai da História dos Açores”.

Gaspar Frutuoso nasceu em Ponta Delgada em 1522 e foi sacerdote, cronista e um humanista até falecer na cidade da Ribeira Grande no ano de 1591. ‘Saudades da Terra’ é considerada a sua obra maior e condensa uma pormenorizada descrição topográfica e histórica dos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias, tendo contemplado ainda referências várias a Cabo Verde e outras latitudes atlânticas.

A sessão solene do quinto centenário do nascimento de Gaspar Frutuoso deu ainda lugar a uma encenação teatral na qual foi recitado um texto da autoria de Gaspar Frutuoso sobre Ponta Delgada, bem como a uma palestra subordinada ao tema ‘Gaspar Frutuoso e os Jesuítas’ que foi proferida pelo Professor Doutor José Maria Teixeira Dias.

A cerimónia comemorativa encerrou com um concerto protagonizado pelo Grupo Johann Sebastian Bach.