CMPD disponível para trabalhar com IREFREA e combater fatores de risco nas camadas jovens do concelho

_mg_0714
_mg_0657
_mg_0700
_mg_0653
28 Setembro 2022

A Vereadora Cristina Canto Tavares manifestou, esta terça-feira, a disponibilidade da Câmara Municipal de Ponta Delgada para trabalhar em conjunto com o Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco em Crianças e Adolescentes (IREFREA) no âmbito do projeto “Noite Saudável”, que tem como objetivo central a prevenção de comportamentos aditivos junto dos jovens.

“Considero que o “Noite Saudável” apresenta uma perspetiva ambiciosa e inovadora que poderemos cruzar e articular com as medidas e propostas contidas no nosso Plano de Combate à Pobreza e Exclusão Social e também no Plano Municipal de Juventude, pelo que a autarquia está disponível para assumir uma eventual parceria”, afirmou a autarca.

Cristina Canto Tavares falava na abertura de uma reunião de trabalho no Auditório Municipal Natália Correia, em Ponta Delgada, sucedendo à apresentação do projeto “Noite Saudável” que foi conduzida pelo presidente do IREFREA, Fernando Mendes.

“Olhando a propostas como a de capacitação dos próprios empresários de estabelecimentos noturnos mas também das forças vivas das freguesias, para que se tornem agentes efetivos na prevenção de comportamentos desviantes, percebemos que este é um programa disruptivo que pode ser uma salvaguarda para os jovens, respetivas famílias e munícipes”, advogou a Vereadora, havendo, contudo, que “auscultar e discutir com as Instituições Particulares de Solidariedade Social a aplicabilidade do projeto em função daqueles que são os seus próprios objetivos e efetivo humano”.

A implementação do projeto Noite Saudável, fez saber Fernando Mendes, pressupõe “uma coordenação do município com os seus diferentes parceiros públicos e privados”.

Por entre as medidas estratégicas, esclareceu o responsável do IREFREA, o “Noite Saudável” pretende contribuir para a construção de uma política comum nos concelhos açorianos e desenvolver uma atuação que incida, fundamentalmente, sobre as áreas da sinistralidade rodoviária, violência interpessoal e consumo abusivo de substâncias aditivas.

O IREFREA - Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco em Crianças e Adolescentes, é uma rede europeia que se dedica à investigação e promoção da prevenção primária de distintos comportamentos desviantes da juventude, bem como ao estudo dos factores de risco e de protecção associados aos comportamentos dos jovens.

O encontro desta terça-feira foi promovido pela Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências e contou com bastante participação por parte dos representantes de Instituições Particulares de Solidariedade Social e forças de segurança pública presentes.