Câmara Municipal de Ponta Delgada assinala 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso

23 Setembro 2022

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai assinalar os 500 anos do nascimento de Gaspar Frutuoso com uma sessão comemorativa a realizar no lado sul da Matriz a 28 deste mês, a partir das 16h00.
A sessão tem início com a recitação de um texto do historiador alusivo a Ponta Delgada. Segue-se a palestra subordinada ao tema “Gaspar Frutuoso e os Jesuítas”, pelo Professor Doutor José Maria Teixeira Dias, a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, e um momento musical protagonizado pelo Grupo Johann Sebastian Bach.
Pelas 21h00, o salão nobre dos Paços do Concelho recebe a sessão de abertura do 1º Festival Internacional de Saxofones dos Açores (FISA), uma iniciativa da Filarmónica Nossa Senhora das Neves apoiada pela autarquia e que pretende contribuir para a dinamização cultural dos Açores, trazendo personalidades importantes da música erudita a São Miguel.
Segue-se a palestra “As Saudades” de Gaspar Frutuoso”, proferida pela Professora Doutora Susana Goulart Costa, encerrando a sessão com um momento musical da responsabilidade da Filarmónica Nossa Senhora das Neves - Recital de harpa e saxofone.