Câmara Municipal garante cobertura de fibra ótica de 95% em Ponta Delgada no protocolo celebrado com a Altice Portugal

altice01
altice04
21 Setembro 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD), Pedro Nascimento Cabral, assinou, esta quarta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um Protocolo de Cooperação e Investimento com a Altice Portugal que garante a expansão da rede de fibra ótica e, consequentemente, uma taxa de disponibilidade igual ou superior a 95% do número de fogos existentes no concelho, até final de 2022.

“A transição e a conetividade digital já não podem ser um desafio, têm de ser uma realidade imediata, e este documento que rubricamos hoje reveste Ponta Delgada de argumentos para se consolidar como uma verdadeira Smart City e manter-se atrativa para nómadas digitais e a novas oportunidades de investimento”, destacou Pedro Nascimento Cabral, após a sessão de assinatura do protocolo de Cooperação e Investimento com a Altice Portugal, que esteve representada pela CEO Ana Figueiredo.

Ainda em matéria de reforço de cobertura da rede móvel, e tal como plasma o protocolo de cooperação, “a Altice Portugal pretende executar, direta e/ou indiretamente, até 12 meses após licenciamento das várias entidades, a instalação de três novas estações base nas freguesias de Santo António, Ajuda da Bretanha e Candelária, de forma a reforçar a cobertura de voz e dados móveis naquelas áreas e envolventes”.

Para Pedro Nascimento Cabral, “o investimento em redes de comunicação de nova geração e a oferta de serviços baseados em redes de banda larga são cruciais para o desenvolvimento da economia local e para o aumento da competitividade do território”.

Corroborando das palavras do Presidente do Município, a CEO da Altice Portugal sublinhou estar convencida de que a parceria estabelecida com a CMPD “será determinante para a criação de valor, tratando-se de um investimento elevado que vai ajudar à fixação da população, permitindo captar mais empresas e investimento” no concelho.

A sessão de assinatura do Protocolo de Cooperação deu ainda lugar a uma doação de equipamentos eletrónicos por parte da Altice Portugal a duas Instituições Particulares de Solidariedade Social apoiadas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, designadamente o Centro Social e Paroquial de Fajã de Baixo e o Lar da Mãe de Deus.