Pedro Nascimento Cabral defende cooperação institucional com vista a ultrapassar desafios fundamentais para o desenvolvimento

21 Setembro 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, defendeu esta tarde uma profícua cooperação entre instituições com vista a ultrapassar um conjunto de desafios que se revelam fundamentais para o desenvolvimento de Ponta Delgada e dos Açores.

O autarca, que falava no I Encontro Interparlamentar nos Açores, referia-se a desafios como a mobilidade, a transição digital, a descentralização administrativa e a desburocratização.

Tudo isto com vista “a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do concelho de Ponta Delgada” e “reforçar a centralidade de Ponta Delgada e dos Açores”.

O Presidente também relembrou que as novas abordagens às RUP devem apelar a um reforço de meios de apoio e de cooperação que as matérias relativas à ultraperiferia suscitam”, sendo que “deste lado da Europa, os agentes públicos, nos quais se incluem as autarquias, bem como os privados, têm uma palavra a dizer e um retorno a dar à União Europeia, seja através dos seus recursos energéticos naturais, da nossa dimensão marítima e espacial, e até mesmo cultural”.

Pedro Nascimento Cabral congratulou-se com o trabalho do eurodeputado José Manuel Fernandes, que coordena a #MissãoAçores, com o intuito de dar o máximo apoio à Região Autónoma dos Açores, desejando um excelente trabalho a todos os que participam hoje e amanhã no I Encontro Interparlamentar nos Açores e destacando a pertinência dos painéis e qualidade dos oradores.

Na sessão de boas-vindas do evento estiveram também João Bruto da Costa, Presidente do Grupo Parlamentar do PSD na ALRAA, José Manuel Fernandes, Chefe da Delegação do PSD no Parlamento Europeu; e José Manuel Bolieiro, Presidente do PSD Açores e do Governo Regional dos Açores.