Comandante da Zona Marítima dos Açores apresenta cumprimentos ao Presidente da Câmara

21 Dezembro 2016

O Comandante da Zona Marítima dos Açores (ZMA), Comodoro Valentim José Pires Antunes Rodrigues, deslocou-se hoje aos Paços do Concelho de Ponta Delgada, para apresentar cumprimentos ao Presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro.

O Comodoro Valentim Rodrigues tomou posse no início de novembro, substituindo no cargo o Capitão-de-mar-e-guerra José Zacarias da Cruz Martins.

Uma das várias missões do Comando da ZMA é assegurar o funcionamento do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e garantir, termos da lei e do direito internacional, a fiscalização nos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional, na Região Autónoma dos Açores.

Refira-se que o Departamento Marítimo dos Açores é um órgão regional da Direção-Geral da Autoridade Marítima cuja missão, nos espaços marítimos sob sua jurisdição, é coordenar e apoiar as ações e o serviço das Capitanias.

Já o Comando Regional, Órgão Regional do Comando-Geral da Polícia Marítima, coordena as ações e apoiar os serviços dos Comandos Locais da Polícia Marítima sob o seu comando, também no espaço marítimo sob jurisdição.

Durante a audiência, o Presidente da Câmara aproveitou para reafirmar a total disponibilidade da Autarquia para manter uma relação de boa cooperação com o Comandante da Zona Marítima dos Açores, como tem acontecido até agora.

Ponta Delgada, 21 de dezembro de 2016