Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Ponta Delgada assinala Dia do Canadá

Câmara Municipal de Ponta Delgada assinala Dia do Canadá
cmpd_diacanadaii
cmpd_diacanadaiii
01 Julho 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, manifestou, esta sexta-feira, a intenção da autarquia em estreitar relações institucionais com o Canadá, num dia em que se hasteou a bandeira e se ouviu o hino canadiano nos Paços do Concelho, assinalando-se o Dia do Canadá.

“A diáspora é, sem sombra de dúvida, a nossa décima ilha, e, por essa razão queremos manter e acentuar relações com esses países que sempre nos acolheram tão bem e que, hoje em dia, integram as nossas segundas e terceiras gerações”, começou por dizer Pedro Nascimento Cabral na cerimónia.

“É, portanto, com muito orgulho, prazer e com muita satisfação que acolhemos a celebração do Dia do Canadá”, reforçou o autarca, recordando o desejo de Ponta Delgada “ver reforçadas as relações bilaterais” com a cidade de Toronto, intenção, de resto, já manifestada ao Mayor John Tory aquando da visita institucional do executivo camarário à cidade canadiana, em junho último.

“Quando estamos no Canadá, é como se estivéssemos em casa, e o que nós pretendemos é que quando os canadianos nos visitarem e os nossos queridos emigrantes fizerem o mesmo que também se sintam em casa”, enfatizou Pedro Nascimento Cabral, após a Vice-presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, Nélia Silva, do Conselheiro da Diáspora Açoriana, Mathew Correia, e da Cônsul Honorária do Canadá, Melinda Stokreef, terem tomado da palavra.

Na ocasião, a Vice-presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos sublinhou o “importante significado e simbolismo” da data, enquanto que o Conselheiro da Diáspora, Mathew Correia, manifestou-se “emocionado” por ver bandeira do Canadá hasteada na maior autarquia dos Açores e o dia assinalado pelos açorianos e canadianos a residirem em São Miguel, mas também pelos “açorianos que estão emigrados e muita saudade sentem das suas ilhas”.

Já a Cônsul Honorária do Canadá agradeceu o gesto da Câmara Municipal de Ponta Delgada e lembrou tratar-se de “um ano importante”, ou 2022 não marcasse os “70 anos de relações diplomáticas entre Portugal e o Canadá”, desde que ocorreu a primeira vaga de emigração.

“É um dia para os canadianos estarem gratos por tudo o que tiveram e têm no Canadá e pela oportunidade de seguirem e poderem viver onde melhor entenderem”, acrescentou Melinda Stokreef.