Câmara Municipal de Ponta Delgada aprova voto de congratulação a jovem Chef da Escola de Formação Turística dos Açores

29 Junho 2022

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou, esta quarta-feira, em reunião ordinária e por unanimidade, um voto de congratulação ao jovem Chef Ricardo Carreiro, aluno da Escola de Formação Turística dos Açores que ficou classificado em 2º lugar no concurso de cozinha Roellinger realizado em Atenas, na Grécia.

A prova teve lugar entre os dias 20 e 22 de junho e, por entre o amplo conjunto de escolas participantes, Ricardo Carreiro foi o único formando selecionado por Portugal, recebendo a medalha de prata pelo segundo ano consecutivo, após competir com jovens de todos os países da União Europeia e também da Grã-Bretanha, Suíça e Islândia.

O concurso foi criado, em 2016, pelo Chef Olivier Roellinger e pela SeaWeb Europe, com o apoio da UNESCO, sendo destinado a jovens profissionais até aos 25 anos de idade.

A prova, refira-se, visa premiar e encorajar os jovens Chefs e futuros profissionais do setor da restauração para, através do seu desempenho e pela sua mestria na cozinha, serem exemplares na promoção da sustentabilidade das espécies marinhas, valorizando os peixes de menor valor comercial, num contexto onde o aumento do consumo de peixe e mariscos coloca uma verdadeira pressão na preservação dos produtos oceânicos.

A Escola de Formação Turística dos Açores participa neste concurso desde a sua 1ª edição, tendo os seus formandos alcançado duas medalhas de ouro e quatro medalhas de prata, até então.

O voto de congratulação ao jovem Ricardo Carreiro foi apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, sendo entendimento da autarquia que o palmarés supramencionado vem comprovar a excelência da formação de nível IV e Qualificação pós-12º ano daquela escola sediada em Ponta Delgada, na cozinha e pastelaria, bem como em várias profissões ligadas à hotelaria e à restauração.

Na edição de 2021, quando Ricardo Carreiro recebeu, pela primeira vez, a medalha de prata, o também aluno da Escola de Formação Turística dos Açores, Nuno Travassos, ficou classificado em 4º lugar.