Noites de Verão regressam ao centro histórico de Ponta Delgada com uma centena de eventos

27 Maio 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, apresentou hoje a programação da 18.ª edição das “Noites de Verão”, uma iniciativa que vai arrancar no dia 3 de junho, com o concerto acústico dos D.A.M.A. e conta com mais de uma centena de eventos culturais, onde se incluem as Grandes Festas do Divino Espírito Santo e a PDL White Ocean.

“As ‘Noites de Verão’, com um programa cultural e musicalmente vasto, iniciam-se a partir da próxima sexta-feira, com o concerto dos D.A.M.A e irão prolongar-se até ao dia 18 de setembro”, começou por dar nota o autarca na conferência de imprensa realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, salientando que a animação decorre de quinta-feira a domingo e vai promover mais de “30 animações infantis, com insufláveis todos os sábados, 12 animações itinerantes, 52 iniciativas musicais, envolvendo na grande maioria artistas locais”.

Na primeira semana, e logo depois do concerto inaugural da conceituada banda D.A.M.A. haverá lugar ao concerto de Jaime Goth, no dia 4 de junho, e à Serenata Académica que será protagonizada pelas atuações do grupo de fados e tunas da Universidade Açores, no domingo de 5 de junho.

Destaque ainda para as noites temáticas que o programa cuidou de contemplar e, de um modo particular, para as ‘Noites Familiares’ que decorrerão na segunda semana de junho, entre 9 e 12 de junho, prometendo animar e encher o coração da cidade de Ponta Delgada com dança, mascotes, pinturas, insufláveis, filarmónicas, cantigas ao desafio, rock e funk.

Entretanto, a 18 de junho, pelas 21h00, está reservada uma noite pela Paz, que ganhará vida com o “Projeto Todos por 1 Ucrânia” e será fruto de uma iniciativa que parte de alunos e professores ligados ao Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Já na noite de 19 de junho, e também pelas 21h00, haverá lugar ao concerto dos “Duques”, banda que recentemente venceu a 10ª edição dos International Portuguese Music Awards, nos Estados Unidos da América.

Entre as várias iniciativas pensadas até 18 de setembro, sublinhe-se ainda a parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Ponta e o INATEL, que dará lugar às atuações de grupos de jovens, grupos folclóricos e de Violas da Terra, nas noites de 1 e 2 de julho.

A maioria dos concertos terá lugar na Praça do Município, mas todas as semanas haverá animação nas principais ruas e espaços públicos do Centro Histórico, como é o caso do largo da Matriz, num contributo aos estabelecimentos de comércio e restauração, pois como se verificou em anteriores edições, as ruas do núcleo da cidade estarão fechadas ao trânsito para instalação de esplanadas que este ano voltam a estar isentas de taxas.

Como sinalizou o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, “esta é mais uma iniciativa camarária que visa não só estimular o tecido empresarial do centro histórico, como valorizar o trabalho dos agentes culturais açorianos, ou não recaísse sobre Ponta Delgada, cada vez, maior interesse turístico”.

“As Noites de Verão visam abrir Ponta Delgada para o turismo, uma área em que estamos em franco crescimento, e também promover o que de melhor nós temos sob o ponto de vista cultural, fazendo com que haja uma simbiose entre aqueles que cá residem e aqueles que nos visitam”, reforçou o autarca.