Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Pedro Nascimento Cabral lança reflexão sobre Feriado Municipal

Pedro Nascimento Cabral lança reflexão sobre Feriado Municipal
livro01
livro03
livro04
livro05
livro06
livro07
livro09
livro10
livro11
livro12
livro13
livro14
livro15
livro16
livro17
livro18
livro19
livro20
livro21
livro22
livro23
23 Maio 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, lançou, esta tarde, uma reflexão sobre a alteração do feriado municipal.
A sugestão/ideia é alterar o feriado da segunda-feira do Senhor Santo Cristo para o Dia da Cidade de Ponta Delgada,  a 2 de abril, concedendo a significativa tolerância de ponto na segunda-feira.
“Alterar, mas manter a segunda-feira do Senhor Santo Cristo como dia festivo, na salvaguarda e no respeito pelo alcance desta tradição secular, pelo significado profundo e pela máxima adesão da população de toda a ilha, que converge para Ponta Delgada no reconhecimento de que este é o território de acolhimento de todos os que chegam para prestar homenagem ao “Ecce Homo””, sustentou o autarca na cerimónia comemorativa do Feriado Municipal, esta tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
“Ponta Delgada merece ter o seu feriado na data em que comemora o seu Dia e celebra a sua História”, arguiu o Presidente, lembrando que “ao contrário dos restantes municípios, Ponta Delgada não tem o feriado ou a tolerância que merece ser associada a uma data de grande relevância e simbolismo para o seu povo e para o desenvolvimento da cidade e do concelho, há já 476 anos”.
Pedro Nascimento Cabral, perante diversas entidades civis, militares e religiosas, expressou a sua “alegria e emoção” por assinalar o feriado municipal após dois anos de necessário interregno, provocado pela pandemia, e congratulou-se  com o regresso da maior manifestação religiosa dos Açores, “que tem o seu centro na nossa cidade de Ponta Delgada, que a todos mobiliza na fé que se vive, se vê e se sente pelos que são destas ilhas – açorianos de nascença e açorianos de coração – e dos açorianos que estão espalhados pelos mais diversos lugares do mundo”.
A autarquia contribui, sempre, para as festas com um programa cultural que teve, esta tarde, o seu ponto alto com o lançamento do livro “Senhor Santo Cristo dos Milagres – Desenhos da Festa”, “representativo de caráter agregador e, ao mesmo tempo, diversificado do que defendemos para Ponta Delgada na nossa Estratégia Cultural e que enquadra, também, a nossa válida aspiração de finalistas a sermos Capital Europeia da Cultural em 2027”.
“Esta publicação descreve o respeito que temos pela nossa história e a nossa capacidade em preservar as tradições – as que nos distinguem e nos identificam” – mas que, igualmente, se apresenta como aberto contributo às manifestações contemporâneas que reforçam a diversidade da nossa identidade cultural presente a meio do Atlântico Norte”, sustentou o Presidente.
Pedro Nascimento Cabral felicitou os autores dos desenhos; a coordenadora, Alexandra Baptista; a autora dos textos, Maria João Ruivo; a responsável pela tradução para inglês, Iracema Cordeiro; e os demais colaboradores.
Saudou os membros da Urban Sketcheres Portugal Açores que “desenham as cidades por onde viajam e as cidades em que vivem” e agradeceu à Letras Lavadas, na pessoa de Ernesto Rezendes, por mais uma vez ter colocado o seu espírito empreendedor ao serviço da cultura, e ao “grande homem da comunicação social” José Manuel Santos Narciso, apresentador da obra.