Mantida configuração do bairro Calço da Furna

20 Maio 2022

A Câmara Municipal de Ponta Delgada decidiu manter a configuração do bairro Calço da Furna, na freguesia da Fajã de Baixo.
Desta forma, após a conclusão das obras de saneamento, em curso, será efetuada a repavimentação das vias, reabilitação dos passeios existentes e substituição da iluminação pública.
Ao longo deste processo a Câmara Municipal de Ponta Delgada promoveu diversas reuniões com o executivo da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo e moradores do bairro Calço da Furna, assegurando um espírito de abertura para o diálogo.
Foram introduzidas diversas alterações ao projeto inicial, garantindo mais 37 lugares de estacionamento público. Foi disponibilizado o projeto, no âmbito de uma consulta pública, no site da Câmara Municipal de Ponta Delgada e na sede da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo.
Todos os moradores deste bairro histórico de Ponta Delgada tiveram a oportunidade de se pronunciar sobre o projeto apresentado, no âmbito de uma consulta pública.
Devido à existência de uma maioria dos moradores que demonstrou uma sensibilidade divergente com o projeto apresentado foi decidido manter a configuração inicial do bairro Calço da Furna.
Recorde-se que o projeto da obra de saneamento básico decorrerá por fases, uma integra as avenidas Duarte Viveiros e Visconde da Praia, ruas António Vaz de Medeiros e José Sabino Borges e em parte da praça dos Direitos das Crianças, tendo sido lançado o concurso pelo Conselho de Administração dos SMAS a 22 de julho de 2021, adjudicada a 28 de outubro de 2021 à firma Albano Vieira, com assinatura do respetivo contrato a 30 de novembro de 2021; outra fase integra a avenida António Borges, parte do caminho do Pico do Funcho e da praça os Direitos das Crianças, tendo sido lançado o concurso pelo Conselho de Administração dos SMAS a 11 de agosto de 2021, sendo adjudicado a 2 de dezembro de 2021 à firma A.R. Casanova, Construção Civil, com assinatura do respetivo contrato a 30 de dezembro de 2021.