Sítio da Câmara Municipal de Ponta Delgada disponibiliza conteúdos “falados”

16 Maio 2022

O sítio da Câmara Municipal de Ponta Delgada passou a disponibilizar conteúdos “falados”, com recurso às ferramentas inclusivas do Readspeaker e Avatar (Língua Gestual Portuguesa).
Uma inovação que permite uma interação mais personalizada com os conteúdos e proporciona um acesso mais alargado a um maior número de utilizadores da Internet à informação do Município de Ponta Delgada, oferecendo novas opções de acessibilidade a pessoas com dificuldades a nível de literacia, dificuldade em aprender, visão reduzida, seniores, estudantes de idiomas, utilizadores em movimento e todos os que procurem uma forma mais simples de aceder a conteúdos digitais.
Assume ainda maior relevância numa altura em que a Internet se tornou, para muitos, uma janela aberta para o mundo.
Amanhã celebra-se o Dia Mundial da Sociedade da Informação, conhecido como o Dia Mundial da Internet.
A celebração deste dia foi instituída, em 2005, após uma Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada na Tunísia.
A CMSI (Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação) propôs à ONU (Organização das Nações Unidas) a criação de uma data comemorativa para a inclusão digital. Uma das metas da CMSI era diminuir a exclusão digital e interligar, a partir da Internet, países desenvolvidos e subdesenvolvidos, garantindo o acesso mundial à rede.