Câmara Municipal de Ponta Delgada e Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres assinam protocolo de cooperação

03 Maio 2022

A Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres assinaram, esta tarde, o protocolo de cooperação para a realização das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres no ano de 2022.
A autarquia vai atribuir à irmandade uma comparticipação financeira no montante global de 45 mil euros.
É igualmente cedida à Irmandade a concessão do Direito do Terrado na área tradicional das Festas, nomeadamente o Campo de são Francisco, que corresponde a uma estimativa de proveitos na ordem dos 45 mil euros, no período compreendido entre os dias 20 e 28 de maio.
Em contrapartida, a Irmandade compromete-se a organizar o tradicional programa das festividades.
O protocolo foi assinado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, e o Vice-Provedor da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres, António Vasconcelos Franco.
Na ocasião, o autarca salientou o espírito de diálogo nos encontros mantidos com o Provedor e o Reitor do Santuário e expressou a satisfação pela convergência de diferentes posições em benefício da vontade do povo.
António Vasconcelos Franco, por seu turno, agradeceu à Câmara Municipal de Ponta Delgada o facto de terem assinado o protocolo, expressando o desejo de que as festas decorram pelo melhor.
O programa das festas vai ser divulgado em breve, sendo certo que vai haver iluminação, animação musical, bazar e barraquinhas, assegurou o Vice-Provedor da Irmandade, acrescentando que as alterações são sobretudo na componente religiosa.
Recorde-se que Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres constituem o maior e mais importante acontecimento sócio religioso da cidade de Ponta Delgada e da própria Região Autónoma dos Açores, com significativo envolvimento das comunidades emigradas, cumprindo assim uma tradição local que conta com mais de três séculos de existência.