Câmara Municipal de Ponta Delgada mantém apoio às Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres

20 Abril 2022

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, vai manter o apoio à organização das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres nos exatos termos do que sucedeu em 2019, antes do início da pandemia.
Para além do apoio logístico, está previsto atribuir à Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres uma comparticipação financeira no montante de 45 mil euros.
Um apoio que se mantém, mesmo sabendo que a Irmandade não prevê promover a vertente profana das festas, nomeadamente a iluminação do Campo de São Francisco e a zona destinada à restauração.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada também concede à Irmandade o Direito sobre o Campo de São Francisco, área tradicional das Festas, que corresponde, habitualmente, a uma estimativa de proveitos na ordem dos 45 mil euros a favor desta.
Questionado sobre a não realização da vertente profana das festas, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada respeita a decisão, mas não concorda com a mesma, considerando que a Irmandade devia refletir e avaliar a decisão e o impacto negativo da medida na mobilização popular e financeira destas grandiosas festas.
Pedro Nascimento Cabral compreende o desejo de reservar o Campo para a meditação e oração, mas defende que “não podemos perder uma parte essencial da festa, que é popular e promove o convívio entre as famílias e o reencontro com a nossa diáspora que sempre se fez no velho Campo de São Francisco, perante a iluminação de milhares de lâmpadas multicolores que alegram estas festividades e que espalham a nossa Fé no Senhor Santo Cristo dos Milagres pelo Mundo”.
Pedro Nascimento Cabral defende que a área destinada à restauração, à semelhança dos anos anteriores, se deve manter na Avenida Kopke, uma vez que este espaço propriedade da Portos dos Açores, S.A. se reveste de maior interesse para os empresários e para a população.
O Presidente destaca que as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres apresentam-se como o maior e mais importante acontecimento sócio religioso da cidade de Ponta Delgada e da própria Região Autónoma dos Açores e o segundo maior acontecimento religioso do país, com significativo envolvimento das comunidades, incluindo a nossa Diáspora, cumprindo, assim, uma tradição local que conta já com mais de três séculos de existência ininterrupta. São, também, um ícone de atração turística.