“Estamos a preparar Ponta Delgada para enfrentar os desafios que os novos tempos impõem”, afirma Pedro Nascimento Cabral

24 Fevereiro 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, afirmou, esta tarde, que “continuamos a assumir a responsabilidade de Servir Ponta Delgada”.
Recusando assumir uma “gestão de manutenção do poder pelo poder”, o edil, que falava na sessão ordinária da Assembleia Municipal, defendeu a necessidade de preparar o concelho de Ponta Delgada para enfrentar os desafios que os novos tempos impõem, alguns dos quais já contemplados no programa da União Europeia “Next Generation” como os relacionados com a defesa do meio ambiente e o combate às alterações climáticas que determina “a obrigação de lutarmos, entre outros, por uma verdadeira descarbonização da cidade de Ponta Delgada, tornando-a mais verde, ambientalmente sustentável e devolvendo-a às pessoas e valorizando o nosso comércio tradicional”.
Uma atuação, reiterou, assente em estudos e planos de ação que estão a ser implementados e monitorizados, como é o caso do estudo de tráfego do centro histórico de Ponta Delgada, o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana da área de reabilitação urbana do centro histórico (que contempla todo o estudo da mobilidade urbana e o espaço para as pessoas), o plano estratégico de desenvolvimento de Ponta Delgada e o programa estratégico de desenvolvimento turístico de Ponta Delgada.
Ainda neste âmbito, o Presidente lembrou a adesão à Cartilha de Sustentabilidade e anunciou candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência – Bairros Comerciais Digitais, num consórcio liderado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e do qual fazem parte a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, a Associação Empresarial dos Açores e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.
A Câmara Municipal também está a desenvolver o plano de mobilidade sustentável do concelho e o plano de salvaguarda do centro histórico de Ponta Delgada e a rever o Plano Diretor Municipal.
A estas atividades junta-se o programa de atividade cultural que não tem sido apontado em virtude da pandemia de covid 19, pese embora a autarquia tenha vindo a promover apontamentos culturais na cidade e pelas freguesias do concelho, e o programa de presidências abertas, que tem vindo a ser adiado precisamente pelas medidas de contingência decretadas pelo Governo regional.
Na segunda Assembleia Municipal do mandato 2021-2025 realizada hoje no Coliseu Micaelense foram aprovados por unanimidade os votos de pesar pelo falecimento de Floriano Machado, Maria José Cavaco  e Álvaro de Lemos.