Câmara Municipal aprova voto de pesar pela morte de Maria José Cavaco

13 Janeiro 2022

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou, na sua reunião ordinária, por unanimidade, um voto de pesar pela morte de Maria José Cavaco.
No voto, apresentado pelo Presidente Pedro Nascimento Cabral, recorda-se o caráter da artista e professora: “Mulher reservada, mas de firmes convicções, artista singular, mas que marcou uma nova geração de artistas contemporâneos açorianos, Maria José Cavaco colocou em cada uma das suas obras um elo tangível entre a arte e o público”.
Como afirmou o autarca, Maria José Cavaco era uma “pessoa com elevado nível de cultura”, que “rompeu com o status quo e, junto com vários artistas da sua geração, divulgou e tornou acessível a Arte Contemporânea nos Açores e feita nos Açores”.
“Chamada de a “pintora teimosa”, numa das suas últimas entrevistas a um jornal nacional, Maria José Cavaco cruzou a pintura com diversos meios de expressão” – lê-se no voto de pesar.
“Lugares de Fratura” foi a primeira mostra antológica dedicada à obra de Maria José Cavaco por convite do Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, onde apresentou uma vasta seleção dos trabalhos por si realizados entre o ano 2000 e o ano de 2021.
Desde 1991 realizou quase duas dezenas de exposições individuais, sendo as mais recentes, em 2019, no Convento de São Francisco, na Lagoa, em 2018, na Galeria Fonseca Macedo, em Ponta Delgada, e na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.
Maria José Cavaco nasceu em 1967 em Ponta Delgada, onde viveu e onde trabalhou. Fez os estudos superiores em Lisboa: primeiro a licenciatura em Artes Plásticas-Pintura, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (1990), e, mais tarde, o doutoramento, com tese teórico-artística em Arquitetura pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2017).
Investigadora do DINÂMIA’CET-IUL desde 2018, foi bolseira do Governo dos Açores em Criação Artística no domínio das Artes Plásticas (2012) e Prémio Regional de Pintura António Dacosta (2016).
Participou em diversas exposições coletivas, em Portugal e Espanha. Está, também, representada em coleções públicas e privadas, destacando-se a Fundação Carmona e Costa, Lisboa, a Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa, a Presidência do Governo Regional dos Açores, o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, o Museu Carlos Machado, Ponta Delgada, e a Universidade dos Açores.
Maria José Cavaco integrou, ainda, o Conselho Regional de Cultura dos Açores desde 2018 e foi consultora para as Artes Visuais da Câmara Municipal de Ponta Delgada até ao final de 2021.
No início de 2022, cedeu à doença, deixou o cenário das artes nos Açores mais pobre, mas deixou-nos um legado rico em valores, criatividade e personalidade artística, digno de registo e de homenagem.