Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Exposição coletiva The Art-Ist Great no Centro Municipal de Cultura

Exposição coletiva The Art-Ist Great no Centro Municipal de Cultura
13 Janeiro 2022

A exposição coletiva The Art-Ist Great vai ser inaugurada a 20 de janeiro na Galeria do Centro Municipal de Cultura (CMC) de Ponta Delgada, onde estará patente até 17 de março de 2022.
A mostra tem a curadoria de Martim Cymbron e nela participam jovens da ilha de São Miguel com formação académica na área artística.
Jake Raposo, Navi the Character, Sara Rocha Silva, Susana Aleixo Lopes, Verónica Melo, Vieira Pereira e Bárbara Jasmins são os jovens que mostram a sua arte nesta exposição.
No catálogo da exposição, Martim Cymbron escreve: “Existe sangue novo a ser mostrado neste basalto negro. Sangue que urge em emergir, este sangue que luta para Ser visto, para fazer Ver. Entre o brilho, a cor e a criatividade do querer Sentir e fazer Sentir. Nasceram a respirar arTe e estudaram com mais sede para a doar”.
A mostra, adianta, “é para os novos artistas uma forma de elevar, continuar e potenciar o seu trabalho e poder-se-á dizer que até é mesmo um privilégio exibir as suas obras. Estas que demonstram qualidade e que dignificam a arTe que se cria em são Miguel”.
“Os sete artistas a emergir. Um grupo heterogéneo, interligado pelo mesmo pulsar da arTe que nos brinda com diferentes experiências, desde inspirações de rua a apresentações em diversas partes do nosso globo. É neste contexto que se ganha ao juntar experiências (...). Assim, os artistas pretendem de todos os expectadores um turbilhão de emoções, depois de doada a sua visão a quem passe por aqui” – pode-se ler no catálogo.
Os trabalhos apresentados na exposição misturam-se entre basalto, mármore, madeira, telas, tintas, papel, marcador e panos entre a escrita e poesia.
Na sua mensagem, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, sublinha o facto de o CMC reabrir as portas para o diálogo entre os artistas e o público, numa comunicação assegurada através da Arte.
“É com orgulho que expomos The Art-Ist Great. Uma mostra que dá a conhecer novos talentos, que, neste caso, têm em comum um berço – São Miguel, uma paixão – a Arte, e uma formação - Académica” – afirma.
Para o autarca, “esta é uma mostra que, com recurso ao brilho, cor e criatividade, quer apelar aos sentidos de quem a visita, contribuir para a dignificação da Arte em São Miguel e, também, potenciar o talento desses jovens. São, no fundo, o resultado de olhares sobre o mundo que convidam a olhar o mundo”.