Concerto pela Orquestra de Câmara de Ponta Delgada domingo no Salão Nobre dos Paços do Concelho

02 Março 2017
CMPD

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe domingo, 5 de março, pelas 17h00, um concerto pela Orquestra de Câmara de Ponta Delgada, sob a Direção Musical de Grigori Spektor.

A primeira parte do programa é composta G. P. Telemann, concerto para flauta e violino, em mi menor, TWV 52:e3, I. Allegro, II. Adagio, III. Presto, IV. Adagio e V. Allegro de A. Vivaldi.
Segue-se o concerto para cordas em dó menor, RV. 119, I. Allegro, II. Largo e III. Allegro.
Já a segunda parte do programa será com música de W. Ostyn, Canzonetta para flauta e cordas, M. Ponce, Estampas Nocturnas, I. La Noche – Andante misterioso, non troppo lento, II. Em Tiempos del Rey Sol – Tempo di gavotta, III. Arrulladora – Andantino placido, III. Scherzo de Puck – Vivace.
A Orquestra de Câmara de Ponta Delgada é composta por Grigori Spektor, Natália Zhilkina e Lídia Sousa (Violino I), Amâncio Cabral e Filipe Passos (Violino II), Maria Francisca Vilela e Shelley Ross (Viola), Michael Ross (Contrabaixo), Yuri Pankiv (Flauta), Teresa Carvalho, Natália Ferraz e Ana Vilela (Violoncelo).
Este agrupamento, inicialmente formado por professores do Conservatório Regional de Ponta Delgada, surgiu no ano de 2002, então com a designação de Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada. A sua atividade caraterizava-se tanto por uma vertente pedagógica como pela exploração de música de câmara para instrumentos de cordas. Naquele contexto realizou diversos concertos no âmbito da escola e em colaboração com diversas entidades e instituições, integrando, sempre que possível, alunos do Conservatório.
No ano de 2003 adota a sua atual designação de Orquestra de Câmara de Ponta Delgada, mantendo, no entanto, os mesmos princípios que estiveram na sua génese.
Dirigida desde o início por Grigori Spektor, tem atuado sobretudo em São Miguel, donde se destacam as temporadas de concertos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Ponta Delgada, e as regulares atuações em todas as freguesias deste concelho, fruto de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Ponta Delgada. Refira-se, também, a participação na Temporada da Direção Regional da Cultura em 2004, a colaboração regular com diversos coros da ilha e a participação no Festival MusicAtlântico de 2005, com concertos em Santa Cruz da Graciosa e Lages do Pico. Atuou com diversos solistas, tais como Gabriela Canavilhas, António Teves, Sandra Medeiros, Patrícia Quintas, Eulália Mendes e Mário Alves, entre outros.
A Quadrivium – Associação Artística, afirmando a sua faceta de instituição vocacionada também para a produção musical de índole profissional, assumiu, a partir do ano de 2013, a organização das atividades da Orquestra de Câmara de Ponta Delgada.