Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Concerto pela Orquestra de Câmara de Ponta Delgada domingo no Salão Nobre dos Paços do Concelho

Concerto pela Orquestra de Câmara de Ponta Delgada domingo no Salão Nobre dos Paços do Concelho
02 Março 2017
CMPD

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe domingo, 5 de março, pelas 17h00, um concerto pela Orquestra de Câmara de Ponta Delgada, sob a Direção Musical de Grigori Spektor.

A primeira parte do programa é composta G. P. Telemann, concerto para flauta e violino, em mi menor, TWV 52:e3, I. Allegro, II. Adagio, III. Presto, IV. Adagio e V. Allegro de A. Vivaldi.
Segue-se o concerto para cordas em dó menor, RV. 119, I. Allegro, II. Largo e III. Allegro.
Já a segunda parte do programa será com música de W. Ostyn, Canzonetta para flauta e cordas, M. Ponce, Estampas Nocturnas, I. La Noche – Andante misterioso, non troppo lento, II. Em Tiempos del Rey Sol – Tempo di gavotta, III. Arrulladora – Andantino placido, III. Scherzo de Puck – Vivace.
A Orquestra de Câmara de Ponta Delgada é composta por Grigori Spektor, Natália Zhilkina e Lídia Sousa (Violino I), Amâncio Cabral e Filipe Passos (Violino II), Maria Francisca Vilela e Shelley Ross (Viola), Michael Ross (Contrabaixo), Yuri Pankiv (Flauta), Teresa Carvalho, Natália Ferraz e Ana Vilela (Violoncelo).
Este agrupamento, inicialmente formado por professores do Conservatório Regional de Ponta Delgada, surgiu no ano de 2002, então com a designação de Orquestra de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada. A sua atividade caraterizava-se tanto por uma vertente pedagógica como pela exploração de música de câmara para instrumentos de cordas. Naquele contexto realizou diversos concertos no âmbito da escola e em colaboração com diversas entidades e instituições, integrando, sempre que possível, alunos do Conservatório.
No ano de 2003 adota a sua atual designação de Orquestra de Câmara de Ponta Delgada, mantendo, no entanto, os mesmos princípios que estiveram na sua génese.
Dirigida desde o início por Grigori Spektor, tem atuado sobretudo em São Miguel, donde se destacam as temporadas de concertos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Ponta Delgada, e as regulares atuações em todas as freguesias deste concelho, fruto de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Ponta Delgada. Refira-se, também, a participação na Temporada da Direção Regional da Cultura em 2004, a colaboração regular com diversos coros da ilha e a participação no Festival MusicAtlântico de 2005, com concertos em Santa Cruz da Graciosa e Lages do Pico. Atuou com diversos solistas, tais como Gabriela Canavilhas, António Teves, Sandra Medeiros, Patrícia Quintas, Eulália Mendes e Mário Alves, entre outros.
A Quadrivium – Associação Artística, afirmando a sua faceta de instituição vocacionada também para a produção musical de índole profissional, assumiu, a partir do ano de 2013, a organização das atividades da Orquestra de Câmara de Ponta Delgada.