Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara aprova por unanimidade voto de pesar pela morte de Horácio Franco

02 Março 2017
CMPD

O Presidente José Manuel Bolieiro apresentou, na reunião de Câmara desta semana, um voto de pesar pela morte de Horácio Franco. Realçando não apenas o vasto palmarés de Horácio Franco no mundo do Rali, como também a sua vida empresarial na área do turismo, o voto foi aprovado por ser aprovado por unanimidade.

Com o Curso Geral do Comércio, Horácio Franco era um dos grandes empresários ligados ao turismo de Ponta Delgada, sendo Presidente da Mesa do Turismo da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, sócio-gerente das empresas Autatlantis Automóveis de Aluguer sem Condutor Lda e da Panazorica Agência de Viagens Lda.
Aliás, nessa qualidade, “muito colaborou com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, nomeadamente na organização de eventos âncora, que privilegiaram o destino turístico de Ponta Delgada e dos Açores.” - como se lê no voto.
Proprietário da Auto Domingos Rebelo, Oficina de reparações Automóvel, Horácio Franco era um nome conhecido dos ralis nos Açores, no continente português e até mesmo a nível internacional, conseguindo um vasto palmarés desportivo.
Saliente-se que foi oito vezes Campeão Absoluto de Rallys dos Açores, 15 vezes Campeão de Produção dos Açores, Campeão Nacional de Produção 2002.
Piloto Oficial da Skoda no Rally de Portugal em 1991, foi vencedor da Classe e das 2 rodas motrizes, tendo participado em três provas do Campeonato Mundial de Rallys em 2002, classificando-se em 5º lugar no Grupo N na Alemanha e em 3º na Catalunha – Espanha.
Horácio Franco iniciou-se nos ralis em 1970 como navegador do seu primo, José António Sampaio Rodrigues, disputando mais alguns rallys como co-piloto em diversas provas
O primeiro Rally em que participou como piloto foi em 1975 num VW 1300. Realizou mais provas até 1976, voltou a ser co-piloto de Mario Riley, Tito Viegas e Larama. Com este último ganhou uma Volta a Ilha participou em diversos rallys de Portugal e da Madeira.
A partir de 1979 começou a participar sempre como Piloto até 2007 última prova no SATA rallys dos Açores.
No voto, o Presidente da Câmara considera que Ponta Delgada, os Açores e o país em geral perderam um grande piloto de ralis, que o Turismo açoriano perde um dos seus grandes empresários e que Ponta Delgada perde mais um dos seus maiores.

Corso de Carnaval, Baile de Carnaval Sénior, Bailes do Coliseu e Batalha das Limas

Por outro lado, e na mesma reunião camarária, José Manuel Bolieiro apresentou um voto de congratulação pela realização das várias iniciativas carnavalescas que animaram Ponta Delgada na quadra festiva que agora terminou. Este voto foi também aprovado por humanidade.
Primeiro, o Presidente da Câmara destacou o sucesso do tradicional Corso de Carnaval, que se realizou a 24 de fevereiro e, uma vez mais, encheu de cor e alegria o Centro Histórico de Ponta Delgada.
Milhares de pessoas acorreram à cidade para assistir a esta iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, realizada através do Coliseu Micaelense, que contou, este ano, com cerca de 4.000 participantes.
Este ano, a abertura do Corso de Carnaval primou por um espetáculo muito colorido, acompanhado com a batucada de instrumentos brasileiros, que se adequou à época.
Nesta iniciativa participaram 5 escolas profissionais, 3 escolas secundárias, 15 escolas básicas integradas, 4 estabelecimentos de ensino privados, 7 IPSS- Instituições Públicas de Solidariedade Social e 10 creches, jardins de infância e ATL.
Outra das iniciativas destacadas por José Manuel Bolieiro foi o tradicional Baile de Carnaval Sénior, que decorreu a 16 de fevereiro, o Coliseu Micaelense com a participação de mais de 600 idosos.
O Baile de Carnaval Sénior, que a Câmara promove, anualmente, no Coliseu Micaelense, coordenado pela Divisão de Desenvolvimento Social, e destina-se aos idosos de todas as freguesias do Concelho, incluindo os das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Ponta Delgada.
No Baile, que decorreu na maior Casa de Espetáculos dos Açores, realizou-se concursos (“Os Sapatos mais originais” e “A Melhor Fantasia” de grupo e individual), onde os mais criativos foram distinguidos com prémios. O prémio do sapato mais original foi atribuído à freguesia de Santo António, o da melhor fantasia de grupo foi para a freguesia de São Vicente Ferreira e a melhor fantasia individual foi atribuída a um casal de seniores de São Roque.
O prémio para a melhor fantasia individual foi oferecido pelo Grupo Açor Sonho e consistia num fim-de-semana, para duas pessoas, no Pedras do Mar Resort & Spa, localizado na freguesia de Fenais da Luz.
O mesmo voto não esqueceu os já tradicionais Bailes de Carnaval do Coliseu Micaelense que contou com a participação de mais de 5.000 pessoas.
Saliente-se que os Grandes Bailes de Carnaval 2017 do Coliseu Micaelense ficaram mesmo no top de vendas nacional da Bilheteira Online, à frente de outros prestigiados eventos e artistas.
Outras das grandes tradições do Carnaval em Ponta Delgada é Batalha das Limas, que se realizou a 28 de fevereiro, como habitualmente, na Avenida Infante Dom Henrique, na qual participaram 8 equipas, com 9 camiões, das freguesias de São Vicente Ferreira, São José, São Sebastião, São Pedro, São Roque, Fajã de Baixo, Santa Clara e Livramento.
Para que a Batalha das Limas se torne possível, e como habitualmente acontece, o reservatório do Paim, dos SMAS esteve aberto para o abastecimento dos bidões onde são colocados os sacos plásticos cheios de água.
Estes foram apenas quatro dos vários eventos que fizeram do Carnaval em Ponta Delgada mais um grande cartaz turístico
No voto, considera-se a importância de se proceder à realização de iniciativas diversas na chamada época baixa e que visam, sobretudo, chamar gente à cidade.
Qualquer uma das quatro iniciativas acima descritas juntou milhares de pessoas em Ponta Delgada, o que levou o Presidente da Câmara a afirmar, no voto, que as mesmas foram, uma vez mais, um grande sucesso.