Vereadora Cristina Tavares destaca importância do associativismo juvenil

06 Dezembro 2021

A Vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina Tavares, destacou, este sábado, a importância do associativismo juvenil na solidariedade e na participação ativa na sociedade.
Falando no “I Festival de Sopa Com Todos” e na “V Feira Gastronómica”, iniciativa da AJAV - Associação de Juventude Aprender a Viver que decorreu na sede dos escuteiros de São Pedro, a autarca sublinhou o espírito de ajuda aos mais carenciados subjacente ao trabalho das IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), assim como a parceria com a Câmara Municipal, sobretudo em tempo de pandemia.
“Iniciativas como esta da AJAV são de louvar e a Câmara Municipal orgulha-se de marcar presença com esta nossa parceira, que tem a solidariedade social e o envolvimento voluntário e comunitário como premissas de base do trabalho que tem vindo a desenvolver” – frisou.
O “I Festival de Sopa Com Todos” e a “V Feira Gastronómica”, inseridos no Plano Anual de Atividades de 2021 da AJAV, visaram divulgar a gastronomia açoriana enquanto elemento diferenciador da identidade comunitária. Uma atividade multigeracional pela interação de jovens, adultos e idosos na preparação das sopas, que depois foram levadas a concurso durante o evento, fomentando, assim, o trabalho em equipa.
A AJAV pretendeu, também, sensibilizar a comunidade, incentivando, por um lado, a divulgação da gastronomia açoriana no concelho de Ponta Delgada e, por outro, a sensibilização das camadas mais jovens para a adoção de estilos de vida saudáveis, particularmente no sector da alimentação.
O valor das receitas dos bilhetes do "I Festival de Sopas" reverteu, na sua totalidade, para as Associações e IPSS que participaram no evento, por forma a valorizar e dignificar o seu trabalho.
As receitas adquiridas na "V Feira Gastronómica" reverteram para os jovens, que num espírito de voluntariado se juntaram a esta causa.