Câmara Municipal de Ponta Delgada confiante na excelência do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Azores 2027

25 Novembro 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada está “absolutamente empenhada” no projeto Azores 2027, que é “estruturante para a Cultura não só de Ponta Delgada, mas de toda a Região Autónoma dos Açores”.
A afirmação foi proferida pelo Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, no âmbito da entrega, no dia 19 de novembro, do dossier de candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura (CEC) 2027  para ser analisado pelo júri internacional.
O edil acrescentou estar confiante de que “partimos para esta fase certos da excelência do trabalho que foi desenvolvido pela equipa do Azores 2027 e que vamos passar às fases seguintes”.
O documento agora entregue será disponibilizado publicamente, no site do Azores 2027, após a audiência com o júri, na cidade de Lisboa, o que deverá acontecer durante os primeiros meses de 2022, em data a definir. Espera-se que as cidades portuguesas que passam à segunda fase de seleção sejam anunciadas ainda durante o primeiro trimestre do próximo ano.
Para a composição deste dossier a equipa coordenadora do Azores 2027 realizou um amplo processo de auscultação que passou por Ponta Delgada, pelos seis municípios da ilha de São Miguel e pelas nove ilhas dos Açores, envolvendo 400 artistas, agentes culturais, líderes comunitários, agentes de mudança, instituições, festivais e a sociedade civil.
A Natureza Humana parte da cidade para o concelho de Ponta Delgada, da ilha de São Miguel para as nove ilhas do Arquipélago, da Europa para o Mundo para criar um recreio, uma academia e um palco e transformar a nossa Capital Europeia da Cultura num Arquipélago Europeu da Cultura.
O dossier, de 60 páginas, responde a  38 questões e a 6 critérios de avaliação, nomeadamente Contribuição para a Estratégia Cultural a Longo Prazo, Programa Artístico e Cultural, Dimensão Europeia, Alcance e Desenvolvimento de Públicos, Gestão, e Capacidade de Execução, acrescentou o edil.
O dossier de candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura tem como conceito "Natureza Humana", considerando  a Natureza enquanto lugar e a Palavra Humana como forma de designar Cultura.
O programa artístico e cultural plasmado no dossier de candidatura parte do pensamento arquipelágico em quatro eixos estratégicos: Arquipélago de Multiplicidade, Arquipélago de Participação, Arquipélago de Natureza e Europa e o Arquipélago da Europa e do Mundo.
O Arquipélago da Multiplicidade — que lida com singularidades, mobilidade e cooperação — procura um futuro enraizado em colaboração entre entidades e agentes culturais em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, no arquipélago e na Europa. Comunidade, laços de solidariedade, o poder do intercâmbio e partilha de bens serão uma realidade adquirida.
O Arquipélago da Participação — que lida com a acessibilidade, a capacitação e a democracia cultural — leva-nos a um futuro em que o setor cultural e criativo ganha voz e toma consciência dos desafios locais, contribuindo, assim, para um maior desenvolvimento e respeito pela diversidade, igualdade de género, inclusão e cocriação.
O Arquipélago da Natureza — que lida com o nosso ecossistema, o turismo lento e a investigação — guia-nos a um futuro de esperança e sustentabilidade ambiental, onde a preservação da biodiversidade ganha ímpeto através de práticas artísticas e culturais que acompanham a inovação do setor turístico.
O Arquipélago da Europa e do Mundo — que lida com as migrações, a diáspora, a História e o Património — transporta-nos para um futuro com ferramentas mais criativas capazes de decifrar a nossa história, o património imaterial, edificado e natural, novas experiências de visita e estadia e um sentido de cooperação com as nossas comunidades migrantes, bem como com o nosso continente.
Cada arquipélago propõe, assim, uma série de projetos artísticos e culturais de diferentes expressões, com o desafio de envolver, atrair e incorporar formas criativas de participação. Todos os arquipélagos são interligados e complementares, e contam uma narrativa da Europa, do Oceano Atlântico, dos Açores e de Ponta Delgada. Trata-se de uma narrativa de sustentabilidade social, cultural e ecológica, que aborda temas e valores europeus em torno de questões centrais da atualidade e do futuro dos Açores.