Pedro Nascimento Cabral considera necessário “estreitar ligações históricas e afetivas com a Diáspora e incentivar o investimento”

29 Outubro 2021

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, considera ser necessário “ampliar a promoção de eventos de intercâmbio social, cultural e religioso, estreitando as ligações históricas e afetivas com a nossa Diáspora e incentivar o investimento em projetos de elevado interesse para o nosso concelho”.
O edil, que falava na sessão comemorativa do 11.º aniversário da Associação dos Emigrantes Açorianos (AEA), ontem, no Teatro Ribeiragrandense, sustentou que “Ponta Delgada é ponto de contacto fundamental na relação com as nossas comunidades de emigrantes”.
“A Diáspora desempenha um papel fundamental na nossa divulgação cultural e no nosso intercâmbio cultural, religioso, social e de investimento”, prosseguiu, explicando que “queremos que os nossos emigrantes nos visitem, e que possam, para além de recordar a infância, contribuir para que Ponta Delgada se desenvolva”.
O Presidente do Município lembrou, a propósito, duas grandes festas religiosas -  Senhor Santo Cristo dos Milagres e Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada – que trazem ao concelho milhares de emigrante e acentuam o intercâmbio e a irmandade entre Ponta Delgada e a Diáspora.
“A Diáspora – de que nos orgulhamos - constitui motivo adicional para que Ponta Delgada seja uma referência também nos países onde os nossos emigrantes vivem e trabalham”, concluiu Pedro Nascimento Cabral.
O autarca parabenizou a Associação dos Emigrantes Açorianos pelo trabalho desenvolvido, na pessoa do seu Presidente, Rui Faria, considerando que “falar de emigração é falar da História dos Açores”.
No âmbito da comemoração do 11.º aniversário da AEA foi inaugurada, por videoconferência, a exposição itinerante “Açorianos nos EUA – Uma Viagem de Futuro, East Providence City Hall, Rhode Island, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Do outro lado do oceano estiveram, entre outras entidades, o Mayor Bob DaSilva, descendente de açorianos, e o representante da AEA,  João Luís Pacheco.
No Teatro Ribeiragrandense estiveram, a par do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e do Presidente da AEA, o Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, e o Presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio.
A sessão encerrou com a atuação musical de João Moniz.