Historiador José de Mello doa espólio à Câmara Municipal de Ponta Delgada

18 Outubro 2021

O historiador José de Almeida Mello acaba de doar o seu vasto espólio, entre mais de 5.800 livros e milhares de documentos diversos, arquivados ao longo dos últimos 50 anos, à Câmara Municipal de Ponta Delgada.
O protocolo que concretiza esta doação ao Município de Ponta Delgada foi hoje assinado entre a Presidente, Maria José Lemos Duarte, e José de Mello.
O espólio inclui, ainda, um arquivo fotográfico em papel e em formato digital, jornais, correspondência, notas e apontamento e cadernos de registo, além de documentação variada referente à cultura local, a espaços culturais, Património, museus e exposições.
José de Mello detém uma biblioteca e arquivo com documentos únicos relativos à história de São Miguel e, de uma forma geral, dos Açores.
O arquivo agora doado ao Município de Ponta Delgada ficará reunido no seu todo e constituirá um fundo com o nome do doador. Será guardado em espaço da tutela da Câmara Municipal de Ponta Delgada e poderá apenas ser consultado publicamente quando for devidamente inventariado e catalogado.