Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara congratula Casa do Povo da Fajã de Baixo pelo seu 85.º aniversário e Escola de Natação dos Bombeiros pela certificação de nível Ouro

Câmara congratula Casa do Povo da Fajã de Baixo pelo seu 85.º aniversário e Escola de Natação dos...
09 Setembro 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou, por unanimidade, na sua reunião ordinária, um Voto de Congratulação pelo 85.º aniversário da Casa do Povo da Fajã de Baixo e outro pela Certificação de Qualidade Nível Ouro da Escola de Natação do Clube de Atividade Física dos Bombeiros de Ponta Delgada.
A  Casa do Povo da Fajã de Baixo, com sede no concelho de Ponta Delgada, completou, no passado dia 1 de setembro, o seu 85.º aniversário. “Uma efeméride recheada de simbolismo e que constitui um motivo de orgulho para a Casa do Povo da Fajã de Baixo, mas também para Ponta Delgada e para os Açores”, pode ler-se no Voto.
“A Casa do Povo da Fajã de Baixo constitui um bom exemplo de compromisso cívico com a comunidade, com a solidariedade, a entre-ajuda e a assistência. Prova deste bom exemplo – que é o resultado da disponibilidade desta instituição para partilhar desafios e responsabilidades- são os vários serviços e valências do Centro Social e Cultural da Casa do Povo da Fajã de Baixo, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que garante uma pronta resposta cívica e social. É o caso do Centro de Dia que, mesmo em tempo de pandemia, não só continuou a assegurar refeições aos seus utentes como se adaptou a esta nova realidade, com ações e iniciativas para benefício dos mesmos. É o caso ainda do Serviço de Apoio ao Domicílio que leva até casa de todos quantos beneficiam desta valência, a proximidade, a atenção e o afeto essenciais para a salvaguarda da capacitação humana e social”, refere o documento.
Por tudo isto, a Câmara Municipal torna pública o reconhecimento pelo “valiosíssimo” trabalho desenvolvido pela Casa do Povo da Fajã de Baixo, que “contribui para a valorização cultural e social da Fajã de Baixo e é um motivo de orgulho para Ponta Delgada e uma fonte de inspiração para a nossa sociedade”.
A Câmara Municipal também aprovou um Voto de Congratulação à Escola de Natação do Clube de Atividade Física dos Bombeiros de Ponta Delgada que, no passado mês de agosto, foi premiada com Certificação de Qualidade Nível Ouro, pela Federação Portuguesa de Natação. Com esta certificação a Escola de Natação do Clube de Atividade Física dos Bombeiros de Ponta Delgada passa a ser a única do género dos Açores a alcançar o prémio Escola de Natação Certificada FPN, Nível 3 (Ouro).
“Trata-se, pois, de uma honrosa distinção da escola de Ponta Delgada, atribuída pela Federação Portuguesa de Natação, associada ao programa Portugal a Nadar, que pretende que as escolas de natação sejam reconhecidas pela sua qualidade pedagógica e didática, visando a sua melhoria contínua e a implementação de boas práticas de promoção da natação como prática estruturada e regulada”, pode ler-se no Voto.
A Certificação de Qualidade Nível Ouro surge de um percurso contínuo de melhoria da Escola de Natação do Clube de Atividade Física dos Bombeiros de Ponta Delgada, que havia conseguido o nível Bronze, em 2017, Prata em 2019, e agora em 2021, o patamar Ouro, atribuído às entidades que cumprem com os requisitos relacionados com os dois patamares anteriores e, ainda, os relacionados com a passagem de alunos da escola de natação para a vertente desportiva.
Recorde-se que o Clube de Atividade Física dos Bombeiros de Ponta Delgada assegura as condições para a prática de atividade física regular, onde, para além da natação, promove aulas de ginástica, aulas de grupo, competição e hidroginástica – esta última tem uma cooperação de mais de duas décadas com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, no que diz respeito ao projeto “Exercício e saúde na 3ª idade” dirigido à população sénior do concelho.