Câmara de Ponta Delgada aprova Voto de Pesar pela morte do ator Igor Sampaio

09 Setembro 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou, por unanimidade, na sua reunião ordinária, um Voto de Pesar pela morte do ator Igor Sampaio, nome artístico de João Luís Duarte Ferreira, que faleceu a 3 de setembro, aos 76 anos de idade, em Lisboa.
No Voto, apresentado pelo Vereador da Cultura, Paulo Mendes, são destacadas as suas raízes no concelho de Ponta Delgada, onde nasceu a 29 de dezembro de 1944, na Rua da Mãe de Deus, freguesia de São Pedro. O pai e a mãe de Igor Sampaio eram naturais, respetivamente, das freguesias de Mosteiros e de Ginetes.
Também a longa carreira nacional do ator, com destaque para o teatro, é evocada no Voto. Igor Sampaio estreou-se profissionalmente em 1967. Antes de se tornar ator, foi assistente de cenografia no Teatro Monumental, sob a direção do figurinista Pinto de Campos. Neste mesmo Teatro, executou os cenários para “As Cem Moedas de Oiro” e integrou o elenco da peça “O Rapto das Cebolinhas”.
Depois do 25 de Abril de 1974 e até 1979, Igor Sampaio fez parte do elenco de peças de teatro de revista como, por exemplo, "Até Parece Mentira", "O Bombo da Festa", "E tudo S. Bento levou" e "Rei Capitão Soldado Ladrão".
Entre 1979 e 2001 integrou o elenco do Teatro Nacional D. Maria II, subindo ao palco em peças como as "As Três Irmãs", de Anton Tchékhov; "O Judeu", de Bernardo Santareno; "As Fúrias", de Agustina Bessa-Luís; "Rei Lear", de William Shakespeare, entre outras.
Do currículo do ator constam ainda trabalhos com o Novo Grupo/Teatro Aberto, nos anos 1980, e, no Teatro da Trindade, já depois de 2000, fez parte do elenco de "A desobediência", "O dia das mentiras" ou "Os Maias no Trindade".
Nos últimos anos, trabalhava com regularidade com o Teatro da Comuna, fundada pelo ator e encenador João Mota, tendo integrado o elenco de "As artimanhas de Scapin" (2020), de Molière; “Os apontamentos de Trigorin" (2018), de Tennessee Williams; e "Play Strindberg", de Johan August Strindberg.
Atualmente, integrava o elenco da telenovela “Mulheres”, em exibição na TVI.