'Os Suspeitos do Costume' recolheram lixo na praia das Milícias

lixo7
img_7132_1
08 Setembro 2021

"Os Suspeitos do Costume", iniciativa promovida pelo Município de Ponta Delgada no âmbito do Programa Bandeira Azul 2021, regressaram hoje à Praia das Milícias, freguesia de São Roque, para uma ação de recolha de lixo no areal, na qual participaram elementos da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos (DASU).
Durante cerca de uma hora e meia, e numa área total de 100 metros de comprimento por 20 metros de largura, foram recolhidos 17 itens diferentes, sendo que o peso global de resíduos encontradas nesta atividade foi menor (0,490kg) do que aquele que havia sido registado na mesma atividade realizada em julho (1.120kg).
Entre os resíduos de plástico encontrados estão: micro plásticos (abaixo de 2,5 cm dimensão); tampas de garrafa; brinquedos; paus de chupa-chupa; esferovite; cordel de pesca; película aderente; brinco de identificação de bovino; filtros de ETAR; esponja.
Entre os outros resíduos encontrados estão beatas; tampas de metal de garrafas; paus de madeira; fragmentos de folha de papel.
No que respeita aos resíduos de maior abundância estão, por ordem decrescente de quantidade, fragmentos de plástico (0-2,5cm); beatas; fragmentos de plástico (<2,5 - 50 cm); paus de madeira; tampas de garrafa de plástico; cordel de pesca; copos de plástico; esferovite; paus de chupa-chupa; fragmentos de folhas de papel.
A maior parte dos resíduos encontrados estão associados à influência urbana, ou seja, à ação humana no local, embora também alguns dos materiais encontrados possam chegar por arraste do mar.
Os resíduos encontrados foram separados por tipologia, contabilizados, pesados e no final encaminhados para os contentores de resíduos correspondentes.
De realçar que os sacos para colocação de resíduos que foram utilizados na atividade são fabricados em plástico reciclado a partir de embalagens que seriam queimadas ou enterradas. Ou seja, tratam-se de eco-sacos e 100% recicláveis.
A Associação da Bandeira Azul da Europa estabeleceu a “Recuperação de Ecossistemas” como o tema para a época balnear que teve início a 1 de junho e termina a 30 de setembro.
Ponta Delgada voltou, este ano, a hastear a Bandeira Azul na Praia das Milícias, Praia do Pópulo, Poços de São Vicente Ferreira/Capelas, Poças Sul dos Mosteiros e Forno da Cal, as cinco praias e zonas balneares concessionadas ao Município que recebem todas este importante galardão europeu pelo sétimo ano consecutivo.