358 artistas concorrem ao programa de residências artísticas do Azores 2027 que vai decorrer em todo o arquipélago

03 Setembro 2021

A convocatória para o programa de residências artísticas “9 x 9 - Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas” do Azores 2027, em parceria com o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas e com a Associação Cultural Part’ilha, recebeu 358 candidaturas válidas. Os resultados serão conhecidos a 15 de setembro.

As candidaturas são provenientes de artistas de várias ilhas dos Açores, nomeadamente de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Flores e Faial, de Portugal continental, com destaque para artistas baseados em Lisboa, Porto, Braga, Évora, Faro, Coimbra e também da ilha da Madeira.

Do estrangeiro, chegaram propostas de artistas açorianos a residir na Noruega, Espanha e Holanda. Concorreram, ainda, vários artistas da Letónia, país convidado a participar, considerando que, em 2027, irá acolher juntamente com Portugal o evento Capital Europeia da Cultura.

As candidaturas submetidas são, essencialmente, nas áreas da literatura, teatro, dança, música, performance, fotografia, instalação, pintura, vídeo e cinema. A ilha que recebeu o maior número de candidaturas foi o Pico, com 66 projetos submetidos, seguida das ilhas Terceira, Faial, São Miguel e Corvo.

As residências artísticas decorrem entre 30 de setembro e 4 de dezembro deste ano. Serão selecionados nove projetos de nove artistas individuais que farão uma residência artística durante 10 dias numa das ilhas açorianas.

Cada artista selecionado vai receber um cachê de 1500€ (incluindo a taxa de IVA em vigor, se aplicável, e demais encargos) e terá, ainda, ao seu dispor uma bolsa de produção de até 1000€, e contará com apoio logístico que inclui alojamento, alimentação e transporte.

O programa-piloto de residências artísticas “9 x 9 - Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas” prevê momentos de desenvolvimento de públicos e sensibilização das comunidades para as artes. Incentivar a participação direta, seja através de conversas, oficinas, visitas escolares ou de outros formatos propostos pelos artistas em residência, é outro dos principais objetivos.

Este projeto é uma iniciativa do Azores 2027 - candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura, promovida pelo Município de Ponta Delgada, em co-promoção com o Governo dos Açores, em parceria com o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, Part’ilha - Associação de Cultura e Desenvolvimento Local, e com o apoio de vários agentes e instituições e dos Municípios das nove ilhas dos Açores.