Vereadora Fátima Rego Ponte apresentou projeto de inclusão social 'Casa dos Manaias' na Câmara de Lisboa

Vereadora Fátima Rego Ponte apresentou projeto de inclusão social "Casa dos Manaias" na Câmara de...
02 Fevereiro 2017
CMPD

O projeto “Casa dos Manaias” foi apresentado, esta semana, na Câmara Municipal de Lisboa, pela Vereadora que detém o pelouro da Ação Social, Fátima Rego Ponte, no âmbito de um encontro nacional que debateu o “Fenómeno Sem-Abrigo”.

O encontro, iniciativa da Autarquia de Lisboa, em colaboração com NPISA (Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo) contou com a participação de Vereadores da área social a nível nacional, sendo a Câmara de Ponta Delgada convidada a marcar presença para apresentar o projeto de inclusão social “Casa dos Manaias”, assim como o trabalho que a Autarquia tem vindo a desenvolver para combater esta problemática.
O encontro nacional teve como objetivo central aprofundar estratégias e políticas de apoio aos sem-abrigo nas diferentes regiões do país, a partilha de experiências em campo, a interação e reflexão, assim como encontrar soluções para combater o flagelo dos sem abrigo.
Paralelamente, visou o debate de estratégias e de parcerias, tendo sido manifestada abertura e disponibilidade, por parte do NPISA, para colaborar com a Autarquia de Ponta Delgada na área social.
Para a Autarquia, foi uma honra participar no referido encontro e dar a conhecer o projeto criado há quatro anos, que visa ocupar os sem abrigo do centro histórico de Ponta Delgada, durante o dia, permitindo um desenvolvimento das suas capacidades com vista à integração social.
Este projeto de inclusão social procura, ao mesmo tempo, respostas e alternativas mais dignas à condição dos sem abrigo ou outro tipo de vulnerabilidade social, através de uma ação integrada de prevenção, reabilitação e reinserção em conjunto com as instituições parceiras. Neste espaço, são desenvolvidas atividades integradas em programa flexível.
Na “Casa dos Manaias” estão concentradas várias valências, nomeadamente, espaço de informática, oficina de carpintaria, oficina de trabalhos manuais, oficina de pintura, oficina de costura e jogos de mesa, entre outras atividades.
Além disso, os utentes têm psicoterapia de apoio regular, consultas de psiquiatria/psicologia sempre que necessário e intervenção social em articulação com as várias instituições existentes.
A “Casa dos Manaias” serve ainda, diariamente, de apoio para a toma de refeições, as quais são servidas por diversos grupos de voluntários e monitores.