Câmara de Ponta Delgada congratula vários atletas e clubes do concelho

16 Julho 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária, seis votos de congratulação: a Natacha Candé Campeã Nacional no Torneio Atleta Completo, ao Clube de Actividades Gímnicas pela conquista de 13 títulos nacionais em Campeonato Nacional de Ginástica Aeróbica, ao Clube Desportivo Antero de Quental por ter alcançado as primeiras medalhas na Ginástica Artística, à atleta Sara Caetano do Clube Karaté Shotokan da Relva por ter arrecadado a medalha de bronze no Campeonato Nacional de Karaté, ao jovem ciclista Pedro Câmara que ganhou o primeiro título nacional para os Açores em Campeonato de Downhill e a Ricardo Figueira e João Câmara da EPROSEC pelas medalhas de prata e bronze na Profissão de Contabilidade e Gestão na Edição do Skills Portugal Digital 2021.
Natacha Candé, do Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde, sagrou-se campeã nacional de Iniciados, no Torneio “Atleta Completo”: venceu a prova de Lançamento do Peso, foi quarta no Salto em Comprimento e nos 80 metros barreiras, alcançando, na soma das três disciplinas, o primeiro lugar, à frente de atletas de Castelo Branco e de Lisboa. No mesmo torneio, que se realizou na cidade de Guimarães, em evidência esteve também Lourenço Medeiros, do JIV, que foi medalha de bronze na prova Km Jovem Nacional e estabeleceu um novo tempo máximo regional, ao quebrar o seu próprio recorde.
Pelos sucessos alcançados, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, sob proposta do Vice-Presidente, Pedro Furtado, aprovou um Voto de Congratulação a Natacha Candé e ao Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde.
O Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada conquistou 20 lugares de pódio e 13 títulos no Campeonato Nacional de Ginástica Aeróbica, realizado em junho passado na cidade da Maia.
Um feito que abre boas perspetivas de competição de ginastas deste clube em campeonatos de maior abrangência, como sendo o Campeonato da Europa. Pelos passos dados na modalidade da Ginástica Aeróbica e pelo alcance que tem dado ao nome do concelho de Ponta Delgada e dos Açores dentro e fora de portas, a Câmara Municipal de Ponta Delgada,sob proposta do Vice-Presidente, aprovou um Voto de Congratulação ao Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada.
No passado mês de junho, o Clube Desportivo Antero de Quental alcançou as suas primeiras medalhas na modalidade de Ginástica Artística, tendo sido pioneiros deste alcance os jovens ginastas António Cardoso Dias e Raquel Rego.
Considerando o facto de esta ser a primeira vez que dois dos seus atletas ganham as primeiras medalhas de sempre para os Açores na modalidade de Ginástica Artística; considerando, ainda, os resultados alcançados na prova nacional de junho passado; considerando também o esforço dos ginastas, a perseverança das suas mentoras, treinadoras e dirigentes, respetivamente, as professoras Lúcia Caçador e Mónica Cardoso, bem como do seu presidente, Luís Francisco Rebelo Gamboa, a Câmara aprovou um Voto de Congratulação ao Clube Desportivo Antero de Quental.
O desempenho de atletas do concelho também foi de excelência nas artes marciais, através da prestação de Sara Caetano, do Clube Karaté Shotokan da Relva no Campeonato Nacional de Karaté, tendo arrecadado a medalha de bronze em Kumite Júnior Feminino, em menos 48 kgs.
Pelo sucesso alcançado na prova nacional, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, sob proposta do Vice-Presidente, aprovou um Voto de Congratulação a Sara Caetano do Clube Karaté Shotokan da Relva.
A Câmara também aprovou um voto de congratulação a Pedro Câmara, do Clube Desportivo Santo António, que se sagrou campeão nacional de Downhill, na categoria de cadetes, no Campeonato Nacional de Downhill 2021.
Trata-se de um resultado histórico para a modalidade do ciclismo nos Açores, representando o primeiro título nacional alguma vez alcançado por um atleta açoriano, nesta disciplina, em campeonatos nacionais.
Por último, Ricardo Figueira e João Câmara, alunos da EPROSEC - Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores, foram vencedores na 11º Edição do Campeonato das Profissões Digitais – Skills Portugal Digital 2021, ambos na profissão de Contabilidade e Gestão. Na competição, lançada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, os formandos Ricardo Figueira e João Câmara, do 2º e 3º anos do Curso Técnico/a de Apoio à Gestão, alcançaram, respetivamente, a medalha de Prata e a medalha de Bronze,  na Profissão de Contabilidade e Gestão.
Assim, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, reunida em reunião ordinária de 14 de julho de 2021, congratula-se com os resultados alcançados pelos alunos e pela Escola Profissional EPROSEC.