Novo parque de estacionamento gratuito da Arquinha reforça rede de parques de proximidade ao Centro Histórico

18 Junho 2021

Estão a decorrer as obras de construção do novo parque de estacionamento gratuito no Calço da Má Cara, Arquinha, uma infraestrutura com capacidade para 22 lugares e integrada na política da Câmara Municipal de Ponta Delgada de dotar a malha em redor do Centro Histórico da cidade de uma rede de parques de estacionamento gratuitos.
A empreitada, adjudicada por concurso público à firma Tecnovia – Açores S.A., no valor de 99.236,85€ com IVA incluído à taxa legal em vigor, tem um prazo de execução de 90 dias a contar do início dos trabalhos, tendo sido lavrado o respetivo auto de consignação a 25 de maio de 2021. A obra deverá estar concluída até ao final de agosto.
O projeto de construção do novo parque de estacionamento do Calço da Má Cara, freguesia de São Sebastião, inclui a pavimentação dos passeios em joga artística, zonas de circulação e de estacionamento em betão betuminoso, bem como a realização de infraestruturas elétricas para iluminação pública e para futuro carregamento de veículos elétricos.
Este novo parque vai complementar um outro novo parque de estacionamento a construir também no Calço da Má Cara, num terreno de 4.720 metros quadrados e onde já podem estacionar, provisoriamente, mais de 100 veículos ligeiros. O projeto de construção desta infraestrutura prevê também a intervenção no largo do fontanário (ex-libris da freguesia) e a reformulação da ligação entre o Caminho da Levada e a Rua Calço da Má Cara.
A autarquia prossegue, deste modo, o investimento público no reforço da rede de parques de estacionamento gratuitos e de proximidade, através da requalificação ou da construção de novos parques em função das necessidades específicas dos moradores e dos empresários, melhorando, assim, a qualidade de vida e o bem-estar de quem vive, investe, como é o caso do comércio local, ou trabalha na cidade, que agora vê reforçada a oferta de estacionamento gratuito alternativa à rede tarifada.