Calço da Furna: Câmara vai avançar com obra de saneamento básico, repavimentação e arranjo de passeios

01 Junho 2021

Os Serviços Municipalizados de Ponta Delgada aprovaram, em reunião do Conselho de Administração do último dia 27 de maio, a abertura de concurso público para a 1.ª fase das obras de saneamento básico, repavimentação e arranjo de passeios em toda a extensão da rua do Calço da Furna, na freguesia de Fajã de Baixo, que liga a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos à rua Dr. Vaz de Medeiros.
A empreitada, com um preço base de 353.722,78 euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor, tem um prazo de execução, depois do início da obra, de 150 dias e vai implicar a substituição da conduta principal de abastecimento de água, num trabalho preparatório essencial para que, numa 2.ª fase, possam ser intervencionados os arruamentos interiores do bairro do Calço da Furna.
Deste modo, os SMAS, presididos por Pedro Filipe Rodrigues Furtado, perspetivam avançar até ao final deste ano para a intervenção nas avenidas Duarte Viveiros, António Vaz de Medeiros, António Borges e Visconde da Praia, todas pertences ao bairro histórico residencial da Fajã de Baixo e do concelho de Ponta Delgada.
As obras de saneamento básico previstas para esta zona incluem a correção das anomalias no piso, que resultam do envelhecimento dos pavimentos e do desgaste provocado pela utilização, além do arranjo dos passeios, para benefício dos moradores, da mobilidade automóvel e pedonal, incluindo dos moradores com mobilidade reduzida.
Esta intervenção está integrada num conjunto de obras que a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem vindo a desenvolver nas diferentes freguesias do concelho, com vista à requalificação não só de infraestruturas de água e de saneamento, mas também à conservação das vias públicas, em resposta às necessidades específicas dos moradores.