06 Maio 2021

Perante as declarações do Senhor Secretário Regional da Saúde, que anunciou que alguém teria utilizado um número oficial da Câmara Municipal de Ponta Delgada para enviar, ao engano, utentes ao processo de vacinação, cabe-nos esclarecer o seguinte:

1. Na segunda-feira, dia 3 de Maio, o Senhor Secretário Regional da Saúde contactou a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada no sentido de a informar de que quatro pessoas se terão dirigido às Portas do Mar para serem vacinadas, alegando terem sido contactadas por telefone para o fazerem.
2. Das quatro pessoas, a Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel apenas conseguiu identificar o número de contacto de um dos utentes.
3. Após investigação sobre o assunto, verificou-se que esse utente foi contactado pelo número da Câmara Municipal de Ponta Delgada, mas esse contacto nada teve a ver com a vacinação, tendo-se determinado a origem e o motivo da referida chamada.
4. A Presidente da Câmara Municipal contactou o Presidente da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel e o Diretor Regional da Saúde dando-lhes conta desse mal entendido, de forma a que não se espalhasse caos, confusão ou problemas ao processo de vacinação.
5. Mais se disponibilizou para verificar qualquer contacto para os três outros utentes, logo que os respetivos contactos fossem identificados, o que, até ao momento, não aconteceu.
6. Desta forma, o Município de Ponta Delgada não se revê na imputação que lhe foi feita nas declarações do Senhor Secretário Regional, compreendendo que as mesmas resultam de deficiente informação, que gerou este mal entendido, agora esclarecido.
7. Desde o início da pandemia o Município de Ponta Delgada tem respondido prontamente a tudo o que lhe foi solicitado pelas autoridades de Saúde, graças ao sentido de serviço e profissionalismo dos seus colaboradores.