Câmara aprova voto de pesar pela falecimento da investigadora Ana Neto

06 Maio 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou, por unanimidade, na sua reunião ordinária, um voto de pesar pelo falecimento da investigadora da Universidade dos Açores Ana Neto.
O voto foi apresentado pela Presidente Maria José Lemos Duarte e destaca a carreira de Ana Isabel de Melo Azevedo Neto, nomeadamente na investigação científica nas áreas de biologia e ecologia de peixes e de mamíferos marinhos, tendo ainda competências em dinâmica populacional e modelação ecológica.
No voto, a autarca refere que Ana Neto “era uma investigadora assumida e cuidadosa, que conjugava a ciência com as necessidades emergentes do meio envolvente. Foi na qualidade de investigadora que coordenou a plataforma MONICET, um domínio de parceria com empresas marítimo-turísticas que mantém uma base de dados regional de observações de cetáceos que fornece importantes informações ao público, empresas e cientistas”.
Maria José Lemos Duarte sublinha que a investigadora da Universidade dos Açores deixa um contributo incontornável para o desenvolvimento, prestígio e projeção da investigação científica que se faz nos Açores e a partir dos Açores.
Na sua atividade como investigadora, manteve outros projetos ligados à iniciativa empresarial, designadamente, também, na área da aquacultura sustentável, tendo ainda sido autora de vários trabalhos de produção científica, técnica e artística/cultural e assinou, igualmente, vários artigos para revistas científicas.
Ana Isabel de Melo Azevedo Neto faleceu a 1 de maio, aos 57 anos de idade. Era Professora Associada com Agregação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores.
Nasceu a 11 de setembro de 1963, nas Lajes do Pico e teve um vasto percurso académico: licenciou-se em Biologia, em 1987, na Universidade de Lisboa; em 1991, já como Assistente, prestou Provas de Aptidão Pedagógica/Capacidade Científica em Botânica Marinha, na Universidade dos Açores, a mesma Universidade onde se doutorou em Biologia Marinha, em 1997, passando à qualidade de docente auxiliar.
Em 2007 passou a Professora Auxiliar com Agregação e em 2012 a Professora Associada com Agregação.