Colaboradores da Rede ATL recebem formação para benefício de crianças com autismo

15 Abril 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com o Centro de Desenvolvimento Infanto-Juvenil dos Açores (CDIJA), está a realizar duas formações subordinadas ao tema “No meu Mundo Azul” e dirigidas a 20 Animadores Socioculturais da Rede Municipal de ATL (Atelier de Tempos Livres).
As ações, que decorrem até 22 de abril, têm como objetivo capacitar os colaboradores da Rede de ATL da autarquia para a inclusão e o apoio às crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em específico as crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA).
A formação está dividida em quatro módulos focados no autismo: “Os desafios da comunicação na PEA”; “Os desafios do comportamento na PEA”; “O lúdico na PEA” e “Os desafios da Sensorialidade na PEA”.
A Rede Municipal de ATL, constituída por 21 valências, o que corresponde a um total de 58 salas, está disponível para as crianças dos jardins-de-infância e das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e constitui um apoio da autarquia às famílias do concelho para o horário pós-lectivo das crianças, além de promover o desenvolvimento sócio-intelectual, afetivo e psicomotor das crianças.
Cerca de 1200 crianças do concelho de Ponta Delgada frequentam atualmente os ATL.
A ONU instituiu o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, perturbação que atinge 1 em cada 160 crianças no Mundo.