Candidatura a Capital Europeia 2027 já estabeleceu parceria com oito Municípios dos Açores

09 Abril 2021

O Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Paulo Mendes, adiantou ontem que oito Municípios dos Açores já aceitaram ser parceiros da candidatura de Ponta Delgada, Açores a Capital Europeia da Cultura 2027. É o caso de Lagoa, Lajes do Pico, Madalena do Pico, Praia da Vitória, Ribeira Grande, São Roque do Pico, Vila do Porto e Vila Franca do Campo.
“Neste momento, oito Municípios do Açores já aceitaram ser parceiros de Ponta Delgada neste processo de candidatura e temos a expetativa de que os outros 10 Municípios possam também juntar-se a nós. A nossa ambição é fazer desta candidatura um projeto dos Açores, um projeto de união e um elo de ligação entre nós e os outros, envolvendo todos os artistas, agentes culturais, organizações sociais e cívicas”, explicou.
O autarca falava durante a sessão pública “Capital Europeia da Cultura: Boas Práticas & Exemplos”, que decorreu em formato webinar transmitido nas páginas do Facebook da autarquia e do Azores 2027.
A parceria entre a Câmara de Ponta Delgada, enquanto promotora da candidatura a Capital Europeia da Cultura, projeto que tem o apoio do Governo Regional dos Açores, e os municípios da Região vai ser essencial não só para a promoção e a valorização em todas as ilhas da candidatura, mas também para a elaboração de um Pacto Cultural Regional, condição sine qua non para o sucesso da candidatura e um instrumento estratégico para o reforço da centralidade da cultura no processo de desenvolvimento regional.
Paulo Mendes aproveitou a iniciativa para fazer um “apelo a todas as pessoas, independentemente da ilha de residência ou das origens, e que têm em comum a açorianidade e o amor aos Açores, para que se apropriem deste processo de candidatura de Ponta Delgada, Açores a Capital Europeia da Cultura 2027”.
“Acreditámos que podemos dar um forte contributo na decisiva necessidade de diálogo, respeito e compreensão mútua entre os nossos povos e em reafirmar a nossa condição de cidadãos europeus e o nosso inabalável compromisso em celebrar e ampliar, no meio do Atlântico, o projeto europeu e os seus valores nucleares”, afirmou, ao justificar a candidatura ao maior evento cultural da Europa.
Cristina Farinha e Carlos Martins, dois peritos em capitais europeias da cultura, foram os oradores convidados para a sessão pública de ontem, onde participaram também o Diretor Regional da Cultura, Ricardo Tavares; o diretor artístico do Azores2027, António Pedro Lopes; o responsável pelo programa de participação e desenvolvimento de públicos do projeto, Nuno Costa Santos; e elementos do Movimento Cívico ‘Por uma Capital Europeia da Cultura nos Açores’.
A candidatura de Ponta Delgada, Açores a Capital Europeia da Cultura 2027 tem o apoio do Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional de Cultura, Ciência e Transição Digital e da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia.